29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
24/02/2017

Atleta amazonense da Luta Olímpica vai receber prêmio como destaque dos Jogos Escolares no Prêmio Brasil Olímpico de 2016

Foto: Mauro Neto / Sejel

Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 24

Aos 17 anos, o jovem Felipe Santana já tem muito o que comemorar no esporte. Praticante da Luta Olímpica desde 2011 e destaque dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) como o maior medalhista do esporte na competição nos últimos cinco anos, o amazonense ainda vai orgulhar ainda mais o Amazonas.

 

Isso porque, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou na manhã desta sexta-feira, dia 24, que o atleta será o único representante do Estado a receber o Prêmio Brasil Olímpico de 2016, o ‘Oscar do Esporte’, como destaque dos Jogos Escolares, dia 29 de março. O Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), apoia o lutador.

 

 

Exibindo _MCN3737.JPG

 

A premiação ocorre no Rio de Janeiro e vai reunir os melhores atletas brasileiros destaques nas Olimpíadas e nas competições organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Entre os destaques deste ano, estão o craque Neymar (Futebol), Isaquias Queiroz (Canoagem), Diego Hypolito (Ginástica Artística), Rafaela Silva (Judô) e outras feras do esporte olímpico.

“Recebi a ligação do COB nesta manhã (sexta-feira, dia 24) por ser destaque nos Jogos Escolares nos últimos anos. Ano passado foi meu último ano nos jogos depois de cinco edições. Foram de 2012 a 2016 competindo nos jogos e estou muito feliz, emocionado. É uma honra mesmo”, contou o aluno-atleta da Escola Estadual Dom Milton Corrêa Pereira, da Cidade Nova, Zona Norte.

 

Exibindo _MCN4133.JPG


A história vencedora no JEJ iniciou em 2012. Após entrar para o esporte em 2011, quando deixou o futebol para treinar com o irmão, Felipe passou a se destacar, conseguiu a vaga no maior evento nacional estudantil e hoje se tornou uma das principais promessas na categoria 74 kg, onde possui o bicampeonato brasileiro no 69kg.

“Na primeira edição fiquei com uma prata, e de 2013 a 2016 fiquei em primeiro lugar. De 2012 a 2013 estive na categoria 55kg e de 2014 a 2016 na categoria 69kg. Foram resultados expressivos e que batalhei muito para obter. Com certeza, cada esforço e renúncia valeram”, comentou.

Feliz com o inédito prêmio para a Luta Olímpica amazonense, Felipe não esquece de agradecer os principais responsáveis pelo futuro promissor no esporte.“Desde que entrei na luta olímpica só tenho a agradecer os meus professores Dagoberto Arbolaez e Jorge Laó, o Waldeci Silva e o Helton Henrique, que foram os dois responsáveis por essa evolução no esporte. A maturidade da técnica é essencial para bons resultados”, agradeceu.


Prêmio Brasil Olímpico


O Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai premiar 43 modalidades esportivas em 2016. A escolha dos melhores atletas em cada modalidade, assim como os dois atletas que receberão o Troféu Melhor Atleta do Ano, foi realizada por um júri formado por jornalistas, dirigentes, ex-atletas e personalidades do esporte. O evento fará ainda homenagem especial aos atletas medalhistas do Time Brasil no Rio. Nos Jogos Olímpicos Rio 2016 o Time Brasil realizou a sua melhor campanha na história olímpica, quando conquistou 19 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e seis de bronze.

 

Exibindo _MCN6290.JPG

Fotos: Mauro Neto / Sejel


O Oscar do esporte brasileiro, o Prêmio Brasil Olímpico chega à sua 18ª edição prestando homenagens ainda em outras categorias: Melhor Técnico Individual e Coletivo: Troféu Adhemar Ferreira da Silva; Melhores Atletas nos Jogos Escolares da Juventude. Os medalhistas nos Jogos Olímpicos Rio 2016 também serão homenageados, assim como o revezamento feminino 4x100m do atletismo em Pequim 2008 receberá a medalha de bronze, herdada depois que a equipe russa foi desclassificada a partir da reanálise de exames de controle de doping.

 

Conheça os vencedores em cada modalidade:

Atletismo: Thiago Braz

Badminton: Ygor Coelho

Basquete: Maybyner Hilário (Nenê)

Boxe: Robson Conceição

Canoagem Slalom: Pedro Gonçalves (Pepê)

Canoagem Velocidade: Isaquias Queiroz

Ciclismo BMX:
Priscilla Carnaval

Ciclismo Estrada: Flávia Paparella

Ciclismo Mountain Bike: Raiza Goulão

Ciclismo Pista: Gideoni Monteiro

Desportos na Neve: Jaqueline Mourão

Desportos no Gelo: Isadora Williams

Esgrima: Nathalie Moellhausen

Futebol: Neymar Jr

Ginástica Artística: Diego Hypolito

Ginástica Trampolim: Rafael Andrade

Ginástica Rítmica:
Natália Gaudio

Golfe: Adilson da Silva

Handebol: Maik Santos

Hipismo adestramento: João Victor Marcari Oliva

Hipismo CCE: Carlos Parro

Hipismo saltos: Pedro Veniss

Hóquei sobre grama: Stephane Smith

Judô: Rafaela Silva

Levantamento de pesos: Fernando Saraiva Reis

Lutas: Aline Silva

Maratona Aquática: Poliana Okimoto

Natação: Etiene Medeiros

Nado Sincronizado: Luisa Borges e Maria Eduarda Miccuci

Pentatlo moderno: Yane Marques

Polo Aquático:
Felipe Perrone

Remo: Fernanda Nunes e Vanessa Cozzi

Rugby: Beatriz Futuro

Saltos Ornamentais: Hugo Parisi

Taekwondo: Maicon Andrade

Tênis: Bruno Soares

Tênis de mesa: Hugo Calderano

Tiro com arco: Anne Marcelle dos Santos

Tiro esportivo: Felipe Wu

Triatlo: Manoel Messias

Vela: Martine Grael e Kahena Kunze

Vôlei: Serginho Dutra

Vôlei de praia: Alison Cerutti e Bruno Schmidt

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.