28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
25/05/2016

Atletismo muda a vidas de crianças e jovens no CEL do Coroado

Foto: Assessoria/ Semjel

Aulas de atletismo agradam boa parte dos alunos integrantes do Projeto Segundo Tempo do Centro de Esporte e Lazer do Coroado (CEL-Coroado). As aulas são ministradas todas às tardes de segunda a sexta feira, pelo professor Nélio Vasconcelos, da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).

 

Iniciadas há mais de quatro meses, as aulas de introdução ao atletismo agradam crianças e adolescentes, além dos pais deles. “Gosto muito de jogar bola e no projeto, posso fazer isso com meus amigos”, contou Keven Richard, 9, um dos participantes do projeto, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Ministério dos Esportes, com o objetivo é incentivar crianças e adolescentes de 6 a 17 anos para a prática de atividades físicas, retirando-os da ociosidade no contraturno escolar.

 

As aulas começam às 13h e logo na chegada, os alunos iniciam com alongamentos, partindo em seguida às aulas de futsal e voleibol. O atletismo começa a partir das 16h, com a maioria dos estudantes participando. Após as instruções, começam às atividades.

 

O Amazonas, como se sabe, tem se tornado celeiro de atletas de várias modalidades, e no atletismo não é diferente. Animada em estar aprendendo as técnicas dos 100 metros rasos (a prova mais importante no atletismo), Kerolayne Cristine, 9, se surpreende ao diminuir o tempo a cada treino.

 

A estudante quer aprender as técnicas, pois sente ter mais desenvoltura para esta modalidade. “Nunca participava de atividades físicas na escola e nem na rua, mas quando o professor Nélio foi a minha escola nos convidar, levantei a mão e não me arrependo, pois hoje percebo que tenho futuro no atletismo”, diz Kerolayne.

 

Com a meta de diminuir a ociosidade dos adolescentes no contraturno da escola, foram feitas visitas em escolas públicas ao longo dos quatro meses pelo professor Nélio e equipe. Para ele, essa era a chance de mostrar como o esporte transforma vidas e convidar os alunos para se inscrever nas atividades da Minivila no Coroado.

 

Ao saber das atividades do Projeto Segundo Tempo, a aposentada Elizete da Silva matriculou o neto Keven Richard, que vem se destacando nas aulas de atletismo. ”Desde que soube do projeto trago meu neto todos os dias, pois é muito bom para ele praticar futebol, vôlei e atletismo”, relata a aposentada.

 

Além de esportes aplicados no Projeto, os professores promovem conversas com os alunos, dão dicas de comportamento e conselhos para dizer “Não às Drogas”, ministradas nos intervalos das atividades.

 

A surpresa de ter crianças se destacando rápido nas aulas foi animadora para o professor e preparador físico, Nélio Vasconcelos. ”Crianças de bairros mais humildes tinham ânsia por ter espaço para praticar esporte, isto é uma das provas de termos meninos e meninas evoluindo com as técnicas aplicadas aqui”, afirma o professor.

 

O secretário Luis Neto, da Semjel, destaca a importância do projeto pelo alcance social e cultural do mesmo. “As crianças e jovens têm oportunidade de se socializar e praticar atividades físicas cujos benefícios são inúmeros”, afirmou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.