24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
02/07/2015

Áudio de suposta conversa entre diretores do Caprichoso desperta investigação do MP sobre uso de recursos públicos na festa do boi. Ouça a conversa!

Foto: Reprodução / Internet

O 50º Festival Folclórico de Parintins, município a 369 quilômetros de Manaus, está sob investigação criminal do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM), a partir de portaria assinada por promotores de Justiça da cidade. A informação foi divulgada ontem (1º), dois dias depois da apuração das notas dos jurados que deu o título ao boi-bumbá Caprichoso, e vai investigar a aplicação dos recursos públicos no evento.


Um inquérito pretende apurar denúncia de que teria havido fraude e “suposta malversação do dinheiro público e de prática de interceptação de comunicação telefônica”, em referência à atitude de itens oficiais do boi Garantido (apresentador Israel Paulain e levantador de toadas Sebastião Júnior), que no ensaio técnico do último dia de apresentação no festival, na tarde de domingo (28), divulgaram publicamente no Bumbódromo, em Parintins, um áudio de conversas atribuídas a membros da diretoria do Caprichoso com uma pessoa identificada apenas como Kid.


A intenção dos artistas do Garantido era denunciar que havia um suposto esquema de favorecimento do boi adversário a partir do julgamento dos jurados.


O mote da investigação do MP parte do uso de recursos públicos para a realização do festival. O Governo do Estado anunciou que repassou R$ 9,6 milhões para as diretorias dos bumbás, além de anunciar investimento na infraestrutura viária de Parintins. A investigação tem prazo inicial de 90 dias, mas pode ser prorrogada por igual período, segundo o MP.


Pivô da polêmica

 

Um dos supostos envolvidos na conversa que teve o áudio divulgado no Bumbódromo é o presidente da Comissão de Artes do Caprichoso, Chico Cardoso. Nesta quarta-feira, ele divulgou nota se defendendo das acusações e atribuindo a conversa a uma montagem. Cardoso, que é teatrólogo, disse que vai processar Israel Paulain e Sebastião Jr. e a diretoria do Garantido pela divulgação do áudio que considera uma “montagem grosseira e criminosa”.

 

Confira o áudio da suposta conversa entre membros do Caprichoso que circulou em Parintins no domingo (28), último dia do festival:

 


 

Confira a nota de Chico Cardoso, na íntegra:

 

 

NOTA A IMPRENSA

É necessário que eu me pronuncie a respeito dos episódios que ocorreram durante o Festival de Parintins, sobre uma suposta conversa entre eu e Armando do Valle, bem como com o personal Kid. Estou disposto a esclarecer judicialmente todos os questionamentos que giram em torno dessas gravações ilicitas e manipuladas que imprimem uma fantasiosa idéia de compra de Jurados. Quero dizer que se trata de uma montagem grosseira e criminosa, mas que já tomei as providências cabiveis!


Quero lembrar a essa gestão atropelada do Boi Garantido e aos seus fiscais incompetentes, que a história leva tempo pra ser escrita e torna-se indelével quando enraizada! Mas como são marinheiros de uma primeira e naufragada viagem, vale lembrá-los que fui eu, com meu amigo e mestre Fred Góes, que ajudamos a erigir a imagem do fundador do Boi Garantido! Portanto, não meteria o dedo sequer no chão onde ele construiu sua história, quanto mais onde a montagem afirma querer meter!


Em respeito a Nação Vermelha e Branca, foi que deixei, de ja iniciar o projeto da vitória de 2016, com meus companheiros do Conselho de Arte do Boi Caprichoso, para vir deixar claro que todos pagarão pela quebra do meu sigilo telefônico para usar em montagem tão ingênua e grotesca! Nunca foi minha prática transitar nesse campo de articulação, pois meu habitat natural sempre foi a Arte e o Folclore!


Considero o Festival do Jubileu, uma disputa limpa! É só avaliar as notas! E mesmo que estivesse trabalhando artisticamente pela vitória de todos os nossos itens, ainda perdemos em alguns, deixando claro, que não houve compra ou manipulação de Jurados e muito menos pedido para derrota de A ou B, inclusive com declaração coletiva dos jurados, que será anexada a peça que impetrei contra a diretoria irresponsável do Boi Garantido e seus dois itens, que ajudei a mitificar e agradecem (manipulados claro) jogando em público a hedionda gravação, durante a passagem de som! E farei em respeito a minha contribuição ao Festival e minha lisura em todo esse processo!


Temos sim, testemunha contra a tentativa infantil de compra de jurados pelos fiscais do Garantido! O que irão responder também! Que isso ajude o Garantido a encontrar seu norte, escolhendo melhor seus artistas e seus fiscais, sem recorrer a expedientes dessa natureza! E que o Festival continue encantado o mundo inteiro e o Caprichoso sempre Campeão pela criarividade, beleza plástica e cênica, como fez agora em 2015!


Chico Cardoso
Teatrólogo e membro do Conselho de Artes do boi Caprichoso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.