28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
23/03/2017

Balé Folclórico do Amazonas apresenta 'Beiradão' e 'Cenas Amazônicas' neste fim de semana

Foto: Divulgação

Espetáculos voltam ao palco do Teatro Amazonas no sábado, a partir das 20h, e no domingo, a partir das 19h

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, traz para o palco do Teatro Amazonas as coreografias "Beiradão" e "Cenas Amazônicas", com o Balé Folclórico do Amazonas. Os espetáculos, que homenageiam os 120 anos do Teatro Amazonas e os 20 anos de atividades da Secretaria de Cultura, serão apresentados no sábado (25), a partir das 20h, e no domingo (26), a partir das 19h. A entrada é gratuita.

 

As coreografias retratam a Amazônia por algumas nuances da sua cultura, como o cotidiano e a tradição do povo ribeirinho, além dos mitos indígenas. "Beiradão", que estreou em 2016, é baseado na pesquisa feita pela diretora do Balé Folclórico, Conceição Souza.

 

Veja também 

Prefeitura inicia última fase para implantação do novo portal Transparência

 

Nele, a companhia traduz em forma de dança as particularidades dos amazônidas que vivem às margens do rio e as relações que estabelecem com ele, bem como suas crenças e seus hábitos. O caboclo e a beleza da mulher ribeirinha são contados por meio da perspectiva de Antônia, uma moça cheia de sonhos, que almeja ir para a cidade grande para conquistar uma nova realidade.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Para a montagem do trabalho, Conceição Souza inspirou-se nas histórias vivenciadas quando adolescente, na cidade de Maués (a 253 quilômetros de Manaus em linha reta). Na obra, a observação das características específicas dessas pessoas e suas danças típicas são delineadas, como a Dança do Marambaia, a Dança do Arara e o próprio Beiradão, propondo uma releitura do universo interiorano.

 

"Cenas Amazônicas" também entrou em temporada em 2016, nas comemorações dos 15 anos do Balé Folclórico. Nele, os bailarinos apresentam pequenas esquetes com inspiração nas culturas indígenas amazônicas. Exemplo delas é Ivy Porã, solo de um índio aprisionado pelo seu colonizador.

 

Com duração de 55 minutos, o espetáculo apresenta o universo amazônico em toda a sua composição, desde a cenografia até os figurinos e objetos cênicos, utilizando-se de materiais característicos. Sob a percussão de Tércio Macambira e Duan Raiad de Vasconcelos, a equipe é composta por 29 bailarinos em cena, dirigidos por Conceição Souza. A assistência é de Adam Sousa e ainda Eduardo Amaral como ensaiador, Flávio Soares como mâïtre, design de cena de Magda Carvalho, e Thiago Farias, Eduardo Amaral e Denison Vitor, como coreógrafos.

 

Para mais informações sobre outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse facebook.com/culturadoamazonas e o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br/).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.