29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
24/03/2019

Bloqueio de celulares 'piratas' chega a todo o país neste domingo

Foto: Reprodução

Mensagens sobre irregularidade de aparelhos estavam sendo enviadas desde janeiro, alertando para o caso

A Agência Nacional de Telecomunicações expande neste domingo, 24, o bloqueio de celulares "piratas", que não tem certificação, para todo o país.

 

Passam a ser inclusos no bloqueio mais 15 estados, além dos 11 estados e do Distrito Federal, que passaram a ser bloqueados no final do ano passado.


Mensagens sobre irregularidade de aparelhos estavam sendo enviadas desde janeiro, alertando para o caso.


Veja também

Poupador prejudicado por planos econômicos custa a receber o dinheiro

 

Os estados que passam a entrar no bloqueio do projeto Celular Legal estão nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. Veja a lista completa:


Amapá;


Amazonas;


Roraima;


Pará;


Maranhão;


Piauí;


Ceará;


Rio Grande do Norte;


Paraíba;


Pernambuco;


Alagoas;


Sergipe;


Bahia;


Minas Gerais;


São Paulo.


Os celulares considerados piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity) — que é o número de identificação do aparelho — adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.
A Anatel consegue identificar celulares irregulares porque tem um sistema informatizado, trabalhando em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes, e identificando aparelhos irregulares em uso na rede.


Esta é a fase final do projeto Celular Legal. Ao todo, 244.217 celulares em todo o país já foram bloqueados e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento. Os bloqueios, segundo a Anatel, garantem mais segurança ao usuário e também reduzem o número de roubos e furtos de aparelhos, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


Meu celular está irregular?


Segundo a Anatel, para saber se um celular é certificado pela agência basta procurar por um selo da Anatel, presente no carregador e no verso da bateria. É também recomendado verificar o IMEI para saber o status do celular.


Isso pode ser feito em verificando o número que aparece na caixa e o que consta no adesivo do próprio aparelho. Depois, comparar se os dois são iguais a um outro, que aparece ao discar: *#06#


A recomendação para evitar problemas assim é comprar celulares em locais certificados, com emissão de nota fiscal.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.