19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
01/08/2015

Braga mostra força e põe Rebecca no comando da Suframa, Chico Preto no Basa, Cursino na Pesca e Santana no ‘Terra Legal’

Foto: Reprodução / Internet

Nomeações para cargos importantes na região são demonstração de força e prestígio do ministro Braga

O senador e ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga (PMDB), mostra sua força e prestígio dentro do governo federal e pessoalmente com a presidente Dilma Roussef depois de ter sido derrotado na eleição ao Governo do Estado em 2014. De uma tacada só conseguiu a nomeação de aliados políticos para cargos de peso no Amazonas, como a da ex-deputada federal Rebeca Garcia (PP), de 42 anos, para o comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), impondo uma derrota aos seus “adversários”, que estavam brecando a escolha por questões políticas, como dissera há dias. Especialistas no jogo político acreditam que com isso o senador e ministro se fortalece e vai cimentando o caminho para voltar ao Governo do Amazonas em 2018.

 

Depois de muito "vai-lá-vem-cá", Rebecca finalmente será nomeada

(Fotos: Reprodução / Internet)

 
Além de finalmente conseguir encaixar a eterna aliada e sua candidata a vice-governadora Rebecca Garcia na Suframa, Braga obteve aval do Palácio do Planalto para colocar o ex-deputado Marco Antônio Souza Ribeiro da Costa, de 46 anos, o Chico Preto, para a direção do Banco da Amazônia (Basa). Na eleição a Governo do Estado em 2014, Chico Preto foi o candidato do PMN, acusado várias vezes de ser “laranja” de Braga no pleito.

 

Chico Preto: recompensa pela atuação na eleição?

 
"Não podemos deixar o PIM (Polo Industrial de Manaus) continuar do jeito que está. Sei que seria um grande desafio assumir a Suframa nas condições em que ela se encontra, mas seria omisso de minha parte virar as costas para um órgão tão importante como a Suframa neste momento só porque a situação é crítica", disse Rebecca a um jornal local há poucos dias.

 
Cursino ainda estaria pensando se assume pesca

 

Cursino pode ser peça-chave de Braga no jogo político em Parintins


Messias Cursino, de 58 anos, ex-vice-prefeito de Parintins e não eleito a deputado em 2014, membro do partido de Braga, foi confirmado superintendente federal da Pesca e Aquicultura no Amazonas. Fontes do PMDB disseram ao Portal do Zacarias que Cursino, contudo, resiste a assumir o cargo depois que pesquisas que teriam sido feitas em Parintins o colocam como único candidato capaz de fazer frente à volta do tucano Bi Garcia à prefeitura no próximo ano.


Santana volta para área fundiária


Confirmada também estaria a nomeação do petista Wagner Santana, de 35 anos, mais um aliado de Braga que não conseguiu uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas na eleição de 2014, para assumir o Programa Nacional de Crédito Fundiário, o "Terra Legal".

 

Wagner Santana comandou Iteam no governo Omar

 
Filho do presidente estadual do PT, da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Sindicato dos Metalúrgicos no Amazonas, Santana foi presidente do Instituto de Terras do Amazonas (Iteam) no governo de Omar Aziz e José Melo e deixou a pasta para ser candidato a deputado estadual em 2014. Nessa eleição, o petista ainda chegou a ser cogitado para ser o vice de Braga na corrida ao Governo do Estado.


Eduardo Braga já havia conseguido outras nomeações no governo federal, como a do presidente da Eletrobrás Amazonas Energia, Antônio Carlos Farias de Paiva.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.