28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
02/03/2020

Código genético de vírus de dois brasileiros com coronavírus é diferente

Foto: Reprodução

Mesma equipe sequenciou material de duas amostras detectadas nos pacientes e fez comparação. Análise sugere que já ocorre transmissão interna do vírus na Europa.

O código genético do vírus detectado no primeiro paciente com o Sars-Cov-2 no Brasil é diferente do que foi encontrado no segundo brasileiro com a doença confirmada. O trabalho também foi divulgado em 48 horas, mesmo tempo que demorou para a publicação dos dados do primeiro caso confirmado, na última sexta-feira (28).

 

O trabalho tem sido conduzido pelo Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (CADDE), coordenado pela diretora do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo, Ester Sabino, e pelo cientista Nuno Faria, da Universidade Oxford. A pesquisa é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de S. Paulo (Fapesp).

 

Sabino explica que o primeiro vírus isolado se parece mais com o que foi sequenciado na Alemanha, com duas mutações similares. Já o segundo brasileiro infectado tem o coronavírus mais parecido com o detectado na Inglaterra.

 

Veja também

 

Brasil tem 433 casos suspeitos do novo coronavírus; saiba como se proteger

 

Casos suspeitos de coronavírus passam de 252 para 433 em 24 horas

"Ambos são diferentes das sequências chinesas. Isso sugere que a epidemia está ficando madura na Europa, ou seja, está ocorrendo transmissão interna entre países", disse Sabino.


Se todos os pacientes existentes na Europa tivessem vindo da China diretamente, a sequência genética do vírus seria mais parecida com a encontrada em Wuhan e na província de Hubei, de acordo com os pesquisadores. A cientista brasileira lembra, no entanto, que a mutação de um vírus é uma coisa natural. O sequenciamento e a comparação servem para traçar um panorama e um possível caminho das infecções.

 

Nuno Faria, pesquisador parceiro de Sabino, participou do sequenciamento do vírus da zika no Brasil há quase 5 anos. Ele viajou em um micro-ônibus pelo Nordeste coletando amostras e explica que, em comparação com o vírus que atingiu o país em 2016, o sequenciamento do coronavírus é mais simples.

 

"Os conhecimentos do zika eram mais iniciantes. Em 2016, começamos a desenvolver as ferramentas. Agora nós temos mais experiência", disse.

 

"O vírus da zika tinha uma carga viral mais baixa. Era mais difícil detectar o RNA viral no zika. A janela da oportunidade era bem mais curta, porque podíamos sequenciar de dois a três dias após o início dos sintomas e muitas vezes as amostras não eram coletadas".

 

De acordo com o pesquisador, desde maio de 2015, foram 500 genomas do zika sequenciados. No caso do Sars-CoV-2, desde janeiro já foram 150.

 

Os dois vírus do novo coronavírus isolados no Brasil são estudados por grupo coordenado por Claudio Tavares Sacchi, responsável pelo laboratário do Instituto Adolfo Lutz, e por Jaqueline Goes de Jesus, pós-doutoranda em medicina pela USP, que também esteve na pesquisa com Faria sobre o zika.

 

Jaqueline Goes de Jesus, da Fiocruz Salvador, e Nuno Faria, de Oxford, em coleta do vírus da zika em João Pessoa — Foto: Nuno Faria/Arquivo Pessoal

 

Situação do coronavírus no Brasil


O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (2) que o Brasil tem 433 casos suspeitos de novo coronavírus (Sars-Cov-2). Nenhum novo caso foi confirmado neste novo balanço e o país permanece com dois casos confirmados da doença Covid-19. Os dois infectados são brasileiros que estiveram recentemente na Itália. Os dois seguem em isolamento domiciliar.

 

O atual número de casos representa um aumento de 71%. No domingo, o número de casos suspeitos era de 252. Ao todo, 162 casos foram descartados desde o início do monitoramento.

 

O ministério não apontou nenhum "caso provável", que é uma nova categoria incluída pela pasta entre as possíveis em seus balanços. Um caso provável será aquele do paciente que apresentar sintomas e tiver tido contato direto com uma pessoa que teve Covid-19 confirmado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

Foto: Reprodução

 

Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.