25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
31/07/2015

‘Celas vip’ podem ter levado Melo a exonerar Bonates, dizem boateiros

Foto: Reprodução / Internet

Horas depois da revista expor problemas sérios no sistema prisional, Bonates pode não acordar secretário

Informações de bastidores da sede do Governo do Estado que circularam fortemente no início da noite desta sexta-feira (31) davam conta de que o governador José Melo resolveu exonerar o secretário de Estado de Administração Penitenciária (Seap), coronel da reserva da Polícia Militar Louismar Bonates, bastante criticado pelos absurdos e desmandos expostos pela revista realizada na quarta-feira (29) pela Secretaria de Segurança Pública e Comando Militar da Amazônia (CMA) no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj).


A inspeção ordenada pelo próprio governador revelou mazelas que repercutiram muito negativamente na imprensa, como as “celas de luxo” dos líderes de facções criminosas. O governador não teria ficado nada satisfeito por seu secretário não ter ficado à porta do presídio para receber o colega secretário de Segurança Pública e o comandante Militar da Amazônia (CMA), que estavam ali para mostrar que o Estado não pode, jamais, se sujeitar ao poder dos criminosos.


Segundo fontes do governo, Bonates não conseguiu retomar o controle da administração do sistema prisional e ainda permitiu que determinados criminosos condenados gozassem de regalias.

 
As celas de luxo, e da discórdia

 

Contudo, as “celas vip” encontradas pela revista teriam sido a gota d’água para Melo, porque por pouco não criaram uma crise entre as instituições envolvidas com o sistema de segurança do Amazonas. Causou especial decepção no governador o secretário dizer que já tinha conhecimento dessa situação há anos e que o seu colega da Segurança Pública não sabia disso “pois nunca tinha ido visitar o Compaj”.


Melo, antes mesmo da revista no Compaj ser concluída, já sinalizava que a situação constatada no presídio não ia ser admitida, conforme declarou à imprensa. “Só seguem no governo os secretários que cumpram na inteireza aquilo que nós nos propusemos a fazer, que é trabalhar de forma dura em relação às coisas que vão beneficiar o povo do Amazonas", disse o governador no dia 29.

 
Bonates “entornou o caldo”


Ao longo da última quarta-feira, quando mais se pronunciava, Bonates só se complicava e dava mais ingrediente para a crise entre órgãos. Tudo ficou pior quando jogou a responsabilidade da existência das “celas vip” para as costas do juiz da Vara de Execuções Penais, Luís Carlos Valois. “Nós temos também não é frigobar e sim freezers, em todas as alas, e também determinado pelo juiz. Ele tem conhecimento e determinou”, disse à imprensa, completando: "As celas especiais são devidamente autorizadas pelo juiz da Vara de Execução Penal. Essas celas estão assim há mais de três anos”.


Valois respondeu à altura, dizendo que iria abrir o Compaj na próxima semana para mostrar a situação dos presos no sistema administrado por Bonates.
 

Saiba mais sobre o assunto

 

29/07/2015 | 13:45

Governo acorda facções criminosas com revista no Compaj, com apoio inédito do Exército


29/07/2015 | 22:35

‘Celas vip’ do Compaj criam crise entre secretários do governo. Juiz não vai permitir novas revistas e promete abrir presídios para a imprensa

 

29/07/2015 | 23:55

Luxo do 'apê' de Zé Roberto da Compensa e outros no Compaj assombrou até secretário de Segurança e comandante do Exército

 

31/07/2015 | 20:55

Desembargador quer 'celas vip' desativadas no Compaj, mas não demolidas

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.