29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
05/05/2016

Chuva de meteoros vai ser visível na madrugada desta sexta-feira no Rio de Janeiro

Foto: Observatório Nacional

Meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra

Uma chuva de meteoros vai ter auge na madrugada desta sexta-feira. De acordo com o Observatório Nacional, no Rio, olhando em direção Leste para Nordeste será possível ver as famosas "estrelas cadentes", que deixam rastro luminoso no céu, a partir de 1h até as 5h. Consulte uma bússola e vá para regiões com pouca luminosidade. Na Zona Oeste, Pedra de Guaratiba ou seguindo para Região Serrana há grande possibilidade de contemplar a passagem dos corpos celestes.

 

O evento recebeu o nome "Eta Aquáridas", pois seu radiante, onde tem início, vem da região do céu onde fica a estrela Eta Aquarii, entre as constelações de Aquário, Peixes e Pégaso. A expectativa é que 65 meteoros cruzem os céus a cada hora.

 

“Elas ocorrem quando a Terra cruza a órbita de algum cometa, o que faz com que pequenos fragmentos que o cometa deixa ao longo da sua órbita penetrem a atmosfera num curto intervalo de tempo e em trajetórias quase paralelas”, explicou Fernando Roig, pesquisador do Observatório Nacional.

 

O fenômeno não representa riscos para a Terra e poderá ser visto em todo o Brasil até o dia 28 deste mês. A chuva de meteoros ocorre em praticamente todos os meses, no entanto, algumas apresentam mais intensidade e ampla visibilidade, como é o caso desta.

 

Os meteoros são pequenos corpos celestes que se deslocam no espaço e entram na atmosfera da Terra, queimando parcial ou totalmente devido ao atrito com a atmosfera terrestre e ao contato com o oxigênio.


Fonte: O Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.