28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
18/02/2019

CMS/Manaus e Semsa iniciam inscrições para pré-conferências de saúde

Foto: Reprodução

As inscrições podem ser feitas nas sedes dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural, finalizando no dia 22 de fevereiro

O período de inscrições para as pré-conferências de saúde das zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e Rural iniciou na última quarta-feira, 13.

 

Marcadas para o período de 11 a 21 de março, as pré-conferências têm como público alvo gestores, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e representam a etapa preparatória para a VIII Conferência Municipal de Saúde (VIII Comus), que irá acontecer entre os dias 1º e 3 de abril de 2019.


As inscrições podem ser feitas nas sedes dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Leste, Sul, Oeste e Rural, finalizando no dia 22 de fevereiro. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone 3214-7720, junto ao Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), entidade que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), organiza as pré-conferências e a VIII Comus.


O presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS/Manaus), conselheiro Jorge Carneiro, explica que cada pré-conferência vai reunir gestores, trabalhadores e usuários do SUS, de acordo com o território onde residem ou atuam.


“Por exemplo, a pré-conferência da zona Sul deve reunir pessoas que residem nesse território, ou atuam como trabalhadores e gestores em serviços de saúde dos bairros da zona Sul. Os participantes terão papel fundamental na formulação das propostas que serão apresentadas para discussão na Conferência Municipal de Saúde, atendendo as demandas de cada território, fortalecendo o processo de controle social no SUS”, destaca Jorge Carneiro.


No momento de inscrição, os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além de preencher a ficha de inscrição.


Veja também

Processo seletivo para curso de Cuidador de Idoso inicia no dia 18 de fevereiro, em Manaus


O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, explica que, além da elaboração de propostas para a melhoria da saúde no município de Manaus, por meio da participação popular, cada pré-conferência vai eleger delegados que representarão as zonas Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural durante a VIII Comus.


“As pré-conferências são abertas ao público em geral, com 50% das vagas direcionadas para usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores. Mas, as vagas para participação na Conferência Municipal de Saúde são direcionadas para os delegados eleitos nas pré-conferências. Por esse motivo, cada pré-conferência é essencial para garantir o envolvimento da sociedade de forma democrática”, afirma Marcelo Magaldi.


No total, as pré-conferências irão eleger 336 delegados para participação na VIII Comus, que abordará os tema “Democracia e Saúde”, com três eixos temáticos: Saúde como direito; Consolidação dos princípios do SUS; e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.


O período de inscrição das Pré-Conferências de Saúde será de 13 a 22 de fevereiro de 2019, das 8h às 17h.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Local das Inscrições


Disa Norte – avenida Max Teixeira, nº 12, bairro Cidade Nova;


Disa Sul – avenida Umberto Calderaro, nº 300, bairro São Francisco;


Disa Leste – rua das Rosas, s/n, bairro Jorge Teixeira;


Disa Oeste – rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz.


Disa Rural - rua Comandante Paulo Lasmar, s/nº no conjunto Santos Dumont, bairro da Paz.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.