29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
30/12/2018

Conheça quatro invenções futuristas que podem chegar em 2019 e mudar a saúde da humanidade

Foto: Reprodução

O avanço da tecnologia vai nos permitir criar um "cérebro customizado"

O próximo ano promete ser mais um período importante para a área da Ciência.


Pode ser o momento, por exemplo, em que o avanço da tecnologia vai nos permitir criar um "cérebro customizado", melhorando seu funcionamento e, por consequência, a saúde mental do paciente.


Ele abrira espaço, por exemplo, para que "programássemos" o cérebro para nos sentirmos mais felizes todos os dias.


2019 também pode ser o ano da popularização do "biohacking", um universo onde entusiastas fazem uso da biologia de maneira amadora em resposta a uma curiosidade científica, uma dúvida pessoal ou um problema coletivo.


Veja também

Saiba o motivo por trás da proibição de líquidos em bagagem despachadas em aeroportos


No Brasil, o termo costuma ser associado à ideia de hackers que invadem computadores e roubam dados, os "piratas de computadores".


Mas o conceito de hacking é muito mais amplo – e não está necessariamente ligado a ações maliciosas. Em seu sentido original, significa fazer modificações em sistemas ou programas para obter um recurso que antes não estava disponível, encontrar uma melhoria ou corrigir um problema.


O "biohacking" inclui desde tratamentos de saúde não convencionais a modismos terapêuticos e vem se tornando cada vez mais conhecido: estima-se que 10 mil pessoas no mundo já tenham chips implantados em seus corpos.


Você já deve ter ouvido falar de impressoras 3D. A nova fronteira da Ciência quer usar essa tecnologia para imprimir órgãos humanos.


Cientistas esperam produzi-los para implantar em humanos em 20 anos - mas uma companhia de biotecnologia diz que pretende "imprimir" um coração já em 2019.


Você comeria um hambúrguer feito com carne sintética? O sanduíche pode estar à venda nos EUA já no ano que vem.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Atualmente, o hambúrguer "sintético" ainda é uma mercadoria cara, mas startups vêm trabalhando para baratear a tecnologia.


A expectativa é de que, em 100 anos, 11 bilhões de pessoas vivam no nosso planeta - portanto, produzir mais comida é vital.

 

VEJA VÍDEO

 

 

 

BBC Brasil

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.