20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
21/05/2016

Conheça os véus utilizados por mulheres muçulmanas pelo mundo

Foto: REUTERS/STEPHANE MAHE

Entenda as diferenças entre os véus das muçulmanas

A palavra 'hijab', de origem árabe, significa véu. O tipo mais comum usado no ocidente é uma echarpe quadrada que cobre a cabeça e o pescoço.

 

 Eles são banidos na França, obrigatórios na Arábia Saudita e artigos de moda na Indonésia.

 

Os véus para as mulheres muçulmanas existem em diversos tamanhos, formas, cores e nomes, que podem ter significados diferentes dependendo da região.

 

Nomes dos véus pelo mundo. Confira alguns deles!

 


Mulheres usam diferentes tipos de véus islâmicos: no topo esquerdo um hidjab, no topo

direito um niqab, na esquerda de baixo um xador e, por último, uma burca

 

Abaya

 


É um requisito para as mulheres na Arábia Saudita. Normalmente ele é preto e vestido como uma túnica solta. Cobre todo o corpo, menos o rosto, as mãos e os pés.

 

Burca

 


É um requisito do Taleban e usado principalmente no Afeganistão. Cobre todo o rosto, com uma espécie de renda de crochê na altura dos olhos. Em Cabul, muitas burcas são azuis, mas em outras regiões do Afeganistão e Paquistão, elas são de cor marrom, branca ou verde.

 

Chador

 


Por séculos, as mulheres no Irã têm usado esses semicírculos de tecido envolto sobre a cabeça como um xale. Eles não têm fixadores e são mantidos abaixo do pescoço com as mãos. Para lugares públicos, a cor ideal é o preto, mas muitas pessoas usam versões coloridas quando estão em casa ou nas mesquitas.

 

Hijab

 


O termo tem sido utilizado para designar todos os véus islâmicos, particularmente no Ocidente, mas é principalmente usado para falar de lenços de cabeça. O estilos variam não apenas conforme a geografia, mas também de acordo com as tendências da moda.

 

Jilbab

 


Também chamado de quran, o jilbab geralmente se refere a uma peça de proteção do vestuário e não um traje específico. Na Indonésia, ele está relacionado a qualquer estilo de vestido modesto que vai da cabeça aos pés, especialmente com um lenço de cabeça. Mas no norte da África e na Península Arábica é visto como um vestido longo ou uma túnica.

 

Khimar

 


Assim como o hijab e o jilbab, ele também é conhecido simplesmente como quran, mas neste caso, a justificativa para o seu uso é religiosa. Historicamente, khimar se refere a qualquer peça de roupa que promova a ideia de modéstia. Cobre os genitais e os seios das mulheres e as protege do olhar de homens desconhecidos.

 

Niqab

 

Fotos: Reuter/Mohamed Abd El Ghany


Cobre todo o rosto e deixa apenas uma faixa para os olhos. Apesar de não ser obrigatório na Arábia Saudita, é quase sempre usado com uma abaya pelas mulheres em público.

 

Fonte: O Estado de S. Paulo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.