28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
18/05/2019

Cristina Kirchner anuncia candidatura à vice-presidência da Argentina

Foto: Reuters / Martin Acosta

Ex-presidente da Argentina integrará chapa com seu ex-chefe de gabinete Alberto Fernández, considerado um moderado dentro do amplo espectro político do flanco peronista.

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner anunciou neste sábado (18) que será candidata à vice-presidência na chapa liderada por Alberto Fernández, seu ex-chefe de gabinete. As eleições presidenciais acontecem em outubro.

 

"Estou convencida que esta chapa que propomos é a que melhor expressa o que neste momento a Argentina necessita para convocar os mais amplos setores sociais e políticos e econômicos também, não só para ganhar uma eleição, mas para governar", declarou a atual senadora em vídeo divulgado no Twitter.

 

Veja também 

Juíza obriga menino de 3 anos a se submeter a quimioterapia

 

 
Trata-se de um passo surpreendente da ex-presidente, populista de esquerda, que era amplamente cotada como a principal oponente de Mauricio Macri, candidato à reeleição. Cristina Kirchner ainda tem uma robusta base de seguidores e aparece na liderança das pesquisas de intenção de voto. Mas muitos argentinos têm receio do seu retorno à presidência. Ela ocupou o cargo entre 2007 e 2015.


O atual presidente argentino vive sob pressão em meio a uma crescente recessão e uma inflação em alta, o que têm prejudicado o desempenho do líder pró-mercado nas pesquisas.

 

O anúncio de Cristina encerra meses de conjecturas no âmbito político e nos meios de comunicação sobre o futuro político dela e direciona o foco sobre o advogado Alberto Fernández, que foi chefe do seu gabinete de ministros e também de seu marido, o também ex-presidente Néstor Kirchner, entre 2003 e 2008.

 

Fernández e Cristina participarão na mesma chapa presidencial das chamadas Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (PASO), que acontecerão no próximo dia 11 de agosto e nas quais os cidadãos definirão qual de todos os aspirantes a um mesmo cargo que apresenta cada partido será o candidato a participar dos pleitos gerais de outubro.

 

A ex-governante anunciou sua decisão dizendo estar convencida que "a expectativa e a ambição pessoal têm que estar subordinadas ao interesse geral".

 

Os fatores que mantêm Cristina Kirchner como protagonista política na Argentina


Cristina e Alberto em harmonia


O pré-candidato a presidente, que passou vários anos distanciado de Cristina, foi seu chefe de gabinete por poucos meses, até que em julho de 2008 apresentou sua renúncia após a polêmica rejeição no Senado de um projeto governista que buscava aplicar um novo sistema tributário ao comércio da soja.

 

Nas últimas semanas, os dois foram vistos novamente em harmonia, tanto que ela declarou que foi ele quem a encorajou a escrever sua bem-sucedida autobiografia, "Sinceramente".

 

"Alberto, a quem conheço já há mais de 20 anos e com quem tive também diferenças, foi chefe de gabinete de Néstor durante toda sua presidência e o vi junto a ele decidir, organizar, concordar e buscar a maior amplitude possível do governo", destaca a senadora no vídeo, editado com imagens históricas.

 

Segundo lembra, o momento da posse de seu marido, em 2003, com os efeitos da grave crise de 2001 ainda latentes, foram "tempos muito difíceis".

 

"Mas estes que estamos vivendo os argentinos e as argentinas são realmente dramáticos. Nunca tivemos tantos e tantas dormindo na rua, nunca tantos e tantas com problemas de comida, de trabalho, nunca tantos e tantas desesperados chorando diante de uma conta impagável", comparou.

 

"É fundamental, então, evitar somar à frustração atual, produto da fraude eleitoral que facilitou a chegada de Mauricio Macri ao poder, uma nova frustração que submergiria a Argentina no pior dos infernos", completou Cristina.

 

Rejeição em parte do peronismo


Na terça-feira passada, a ex-presidente participou de uma reunião da comissão executiva do Partido Justicialista, histórica legenda peronista, que gerou forte expectativa, uma vez que há anos ela, líder do setor kirchnerista do peronismo, não participava de um conclave da formação fundado pelo ex-presidente Juan Domingo Perón em meados da década de 1940.

 

Nesse encontro, os participantes reivindicaram a unidade do movimento para derrotar o governo de Macri, cuja imagem nos últimos meses caiu fortemente nas pesquisas.

 

A imagem de Cristina, no entanto, gera rejeição em parte do peronismo que ela integra, como, por exemplo, entre o chefe do Bloco Justicialista no Senado, Miguel Ángel Pichetto; o governador de Salta, Juan Manuel Urtubey e o ex-chefe de gabinete, Sergio Massa, que já anunciaram sua intenção de concorrer nas primárias pela corrente Alternativa Federal.

 

Julgamento


Kirchner enfrenta um processo no qual é acusada de favorecer o empresário Lázaro Baez com a concessão de 52 obras públicas no valor de US$ 1,15 bilhão em Santa Cruz, Patagônia, província do sul da Argentina que foi o trampolim da ex-presidente para a política nacional.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 

A Corte Suprema de Justiça da Argentina confirmou que vai começar o analisar o caso na próxima terça-feira (21).

 


Além desse caso, Cristina também está no centro do escândalo chamado de "cadernos da propina", em que as autoridades investigam suposto envolvimento em um esquema de corrupção em contratos de obras públicas durante a sua presidência.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.