28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
18/05/2017

David Almeida demite Mário Aufiero do cargo de secretário extraordinário, temendo ser 'apunhalado' pelas costas

Foto: Reprodução

Mário Aufiero: quebra de confiança

O ex-delegado de polícia Mário Aufiero foi demitido ontem (16) do cargo de secretário extraordinário, no qual estava desde 2015.

 

Segundo uma autoridade estadual, o governador David Almeida (PSD) resolveu demitir Mário Aufiero após ser informado por sua assessoria que, no ano passado, o agora ex-secretário usou a Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol-AM), da qual é presidente licenciado, para pressionar o então governador José Melo (Pros) a pagar o escalonamento salarial da Polícia Civil. Aufiero é um dos 124 delegados que em setembro de 2015, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), voltaram à condição de comissários.

 

Na pressão a José Melo, Mário Aufiero atuou nos bastidores, pois estaria assinando sua carta de demissão se o fizesse diretamente, já que ocupava um cargo de confiança.

 

Pôs na linha de frente o presidente interino da Adepol-AM, Sandro Sarkis, seu fiel escudeiro. Sandro não dava um passo dentro do movimento reivindicatório dos policiais civis, sem consultar Mário Aufiero.

 

José Melo soube da conduta de Aufiero, mas, mesmo assim, o manteve no cargo, pois não queria conflito com a madrinha dele, a ex-primeira-dama Nejmi Aziz.

 

"Não posso ficar com um secretário que é capaz de me apunhalar pelas costas", teria dito David Almeida ao chefe da Casa Civil, José Pacífico, ao pedir que ele preparasse o decreto de demissão de Mário Aufiero.

 

Nunca trabalhou

 

Desde que ingressou na Polícia Civil, em 2001, na condição de comissário, Mário aufiero nunca soube o que é trabalhar numa delegacia, mesmo quando virou delegado em 2004, por força de decreto do então governador Eduardo Braga (PMDB).

 

Aufiero passou boa parte do tempo à disposição da Adepol, para onde deverá voltar agora que foi demitido do governo.


Sindepol está de olho

 

Por falar em comissários, o Sindicato dos Delegados de Polícia de Carreira do Estado do Amazonas (sindepol-AM) vem lutando incensantemente para não deixar que eles assumam como delegado de polícia no interior como aconteceu recentemente, quando o delegado-geral Frederico Mendes decidiu colocá-los para ser delegados titulares em municípios do Estado.

 

Delegado Costa e Silva, presidente do Sindepol-AM: ""Esses

servidores devem ser aproveitados no cargo para o qual foram

aprovados no concurso de 2001, ou seja, comissário de polícia"

 

Ouvido pela reportagem do PORTAL DO ZACARIAS, o presidente do Sindepol-AM, delegado Costa e Silva, disse que "esses servidores devem ser aproveitados no cargo para o qual foram aprovados no concurso de 2001, ou seja, comissário de polícia, uma vez que a ADI (Ação Direita de Inconstitucionalidade) 3415 julgou inconstitucionais as leis que os transformaram em delegados no ano de 2005".

 

"Precisamos desses servidores para ajudar os delegados, investigaodres e escrivães em Dips, nos plantões, na capital e no interior. Mas como delegado não há essa possibilidade juridica", ressaltou Costa e Silva.

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.