18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
22/09/2016

Detran-AM realiza Seminário sobre Segurança no Trânsito

Foto: Aleam

O evento aberto ao público será realizado nos dias 22 e 23 de setembro das 08h às 12h na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas

Discutir alternativas para um trânsito mais seguro e consciente é a proposta do Seminário sobre Segurança no Trânsito, organizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Movimento Maio Amarelo. O evento aberto ao público será realizado nos dias 22 e 23 de setembro das 08h às 12h na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, no auditório localizada na Av. Mário Ypiranga, 3950 - Parque Dez de Novembro.

 

Nesta quinta-feira, 22, o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza irá realizar a abertura do seminário, logo em seguida a Especialista em Educação de Trânsito, Kellem de Matos Ghiselli irá palestrar sobre o "Avanço no processo de formação de condutores para primeira habilitação".

 

Na sexta-feira, 23, o coordenador do Movimento Maio Amarelo, Haniery Mendonça irá realizar a palestra “O trânsito em condições seguras. A importância da fiscalização na diminuição dos acidentes de trânsito” será debatida pelo policial Rodoviário Federal, Gerson Oliveira.

 

De acordo com o diretor presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a segurança do trânsito deve ser vista como um problema de saúde e não apenas com foco na área de transporte. “Se nada for feito, a violência no trânsito será a principal causa do extermínio de vidas humanas no país”, afirmou.

 

Ele argumentou que é necessário estabelecer uma política pública com metas anuais de redução dos acidentes. O Trânsito é a principal causa de mortes entre pessoas de 15 a 44 anos e provoca em todo o mundo 1,3 milhão de óbitos anualmente, de acordo com a Organização das nações Unidas.

 

No Brasil, pelos dados do Ministério da Saúde, mais de 35 mil pessoas morrem por ano. O trânsito brasileiro mata 2,5 vezes mais do que nos Estados Unidos e quase quatro vezes mais que na Europa.

 

Sobre o Maio Amarelo

 

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

 

A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.