28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
01/05/2016

Dia ‘D’ contra Influenza movimenta mais 900 postos em Manaus

Foto: Alex Pazuelo / Semcom

As comunidades lotaram as unidades de saúde e mais de 900 postos de vacinação espalhados em Manaus, na manhã desse sábado, 30, para garantir a imunização oferecida no Dia ‘D’ de vacinação contra a Influenza, na maioria idosos e crianças do grupo prioritário.

 

Na zona Leste da capital, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, que faz parte do grupo prioritário, também recebeu a vacina como faz todos os anos durante a abertura da campanha, que foi realizada na UBS Gebes de Medeiros, no Jorge Teixeira II.

 

 

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto, e de outras autoridades que participaram do evento, o prefeito destacou a dedicação da equipe da Saúde, que leva mais de 4,5 mil servidores para a ação de hoje. “Aqui nós temos uma equipe dedicada, experiente e controle de gestão efetivo. Sabemos que o vírus não atinge as pessoas vacinadas e a gente pretende que até o dia 20 de maio já ter atingido nossa meta”, disse.

 

Arthur comentou ainda sobre a preocupação nacional quanto à contaminação pelo vírus H1N1 e ressaltou que a prevenção é o mais importante. “É uma doença que maltrata, isso quando não mata, temos que ter muito cuidado com ela. Por isso, a vacinação é importante e todos dos grupos prioritários devem procurar os nossos postos para se protegerem. Essa gripe pode ser letal e já fez muitas vítimas no país inteiro e o pedido que eu faço é que todos compareçam para imunizarmos aqueles que mais precisam”, alertou.

 

 

O total de pessoas público alvo da vacinação é de aproximadamente 397 mil pessoas e o Ministério da Saúde orienta que a vacinação de 80% desse total é satisfatório. O balanço com o número de pessoas imunizadas somente neste dia ‘D’, inclusive, deve ser divulgado ainda neste domingo, 1º.

 

“Mas nós temos alcançado 100% nos últimos dois anos e vamos trabalhar para repetir o feito de campeã nacional este ano. Temos hoje 400 mil doses em estoque para a população prioritária a que a vacina se destina e é importante que a população entenda que nós temos que proteger aqueles que estão mais suscetíveis e o vírus oferece mais risco a vida dessas pessoas e é por isso que temos que atuar com muito rigor na faixa estabelecida na campanha”, completou o secretário Homero de Miranda Leão.

 

A vacina desta campanha protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A vacinação será realizada até o dia 20 de maio em todas as salas de vacina das unidades Saúde da cidade. Manaus contabiliza 7 casos de H1N1 na capital, dois deles evoluíram para óbito.

 

Vacinação em clima de festa

 

Fotos: Alex Pazuelo / Semcom

 

Lilian Vieira da Silva, 20, levou os dois filhos e dois irmãos para vacinação na UBS Balbina Mestrinho, zona Norte, e ficou surpresa com a recepção temática da unidade com os personagens do filme ‘Divertidamente’. “Eu trouxe os pequenos e nem sabia que ia ser essa festa bonita, a criançada ficou admirada quando chegou e nem queria mais sair da UBS”, brincou a jovem mãe. O clima se repetiu em diversas unidades básicas de saúde na cidade.

 

Grupos prioritários

 

Devem receber a vacina:

 

1) crianças na faixa etária entre seis meses e quatro anos, 11 meses e 29 dias - cinco anos incompletos;

2) gestantes em qualquer idade gestacional;

3) mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto);

4) trabalhadores da saúde (excluindo os da área administrativa);

5) indígenas que moram em aldeias, assistidos pelos órgãos competentes;

6) idosos com 60 anos ou mais;

7) adolescentes e jovens de 12 a 18 anos sob medidas socioeducativas;

8) população privada de liberdade;

9) Pessoas com doenças crônicas, como diabetes, cardiopatia, hepatopatia e algumas doenças neurológicas. Este último grupo deve apresentar a carteira do programa ou laudo médico, os demais devem apresentar a identidade e as crianças a carteira de vacinação.

 

Vacinação especial

 

No caso de pessoas acamadas, dentro do grupo prioritário, a Semsa irá disponibilizar a imunização na residência. O agendamento pode ser feito pelo telefone 0800 280 8 280, até o dia 20 de maio.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.