23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/07/2018

Eclipse com 'Lua de Sangue' será visível no Brasil; entenda o fenômeno

Foto: David McNew / Getty Images / AFP

O eclipse acontece no final da tarde da última sexta-feira deste mês

Se você é morador do Rio de Janeiro ou de João Pessoa pode se considerar um sortudo. É que o eclipse lunar mais longo do século – e com "Lua de Sangue" -, que vai acontecer no próximo dia 27, poderá ser visto com mais detalhes nas cidades que são próximas à costa do Atlântico, segundo a Sociedade Astronômica Brasileira.

 

Esse é o segundo eclipse total da Lua do ano. Segundo o astrofísico Thiago Signorini, da Sociedade Astronômica Brasileira e professor do Observatório do Valongo da UFRJ, ele será o mais longo do século devido às posições relativas do Sol, Terra e Lua durante o evento.

 

Veja também

Sete curiosidades sobre robôs sexuais que você provavelmente não sabia

 

O eclipse acontece no final da tarde da última sexta-feira deste mês. Assim, será um pouco difícil observá-lo, segundo Signorini. "Quando a Lua nascer nas regiões Sudeste e Nordeste, por volta das 17:30 horário de Brasília (a hora exata depende do lugar), já estará na sombra da Terra, e avermelhada. Poderemos ver apenas a Lua saindo do eclipse", explica.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Para observar melhor o eclipse é bom encontrar um lugar de onde se possa ver bem no sentido leste - ou na direção do mar. "A região Norte, por outro lado, não poderá observar o eclipse total, infelizmente", diz o cientista.

 

O presidente do Clube de Astronomia de Brasília (CAsB), Augusto Ornellas, explica, no entanto, que outros pontos do mundo terão uma visão mais privilegiada do fenômeno. "Ele será mais visível na África, leste da Europa e parte da Ásia. A fase total do eclipse ocorrerá entre 16h30 e 18h, antes de a Lua nascer no Brasil", lembra Ornellas.

 

"Lua de Sangue"

 

No eclipse total, a lua vermelha (ou lua de sangue) ganha tal coloração porque a luz do Sol que chega à Lua durante o eclipse, ao invés de atingi-la diretamente, atravessa a atmosfera terrestre, causando o avermelhamento. O efeito é o mesmo que durante o pôr-do-sol, quando o Sol fica mais avermelhado ou laranja.

Uol

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.