19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
24/05/2016

Escola da Zona Norte homenageia Zezinho Correa em Semana de Literatura

Foto: Lton Santos

Com o tema “Sob um olhar de gêneros”, a Escola Municipal Dr. Raimundo Nonato Magalhães Cordeiro, localizada no conjunto Amazonino Mendes, zona Norte, realiza, até nesta quarta-feira, 25, a II Semana de Literatura Amazonense.

 

A unidade de ensino presta homenagem a 17 autores locais e o homenageado desta terça-feira, 24, foi o cantor e escritor Zezinho Correa, que fez questão de comparecer ao evento e interpretar algumas toadas.

 

A programação envolve, diariamente, mais de 600 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta terça-feira, 24, a programação contou, também, com a biografia das autoras Creuza e Adriana Barbosa, além da apresentação de uma peça teatral e da etnia e dança dos Tikunas.

 

 

Para diretora da escola, Francisca Mourão, a programação da semana retrata o trabalho pedagógico voltado para o incentivo da leitura e escrita, além dos alunos conhecerem obras e trabalho dos autores locais ao longo dos anos.

 

“Existe uma dedicação dos alunos, não apenas na ornamentação dos estudos dos autores que estão sendo homenageados, mas na produção desse material do painel central e os que estão em torno da escola, produzidos sob a orientação dos professores. Para nossa surpresa, os alunos poucos participativos em sala de aula, foram bem dinâmicos, ou seja, o retorno foi muito positivo”, disse Francisca Mourão ao destacar que a produção do evento contou com a participação de todos os alunos, inclusive, dos pais.

 

Atração

 

 

Além de ser homenageado pela coordenação pedagógica da escola, o cantor Zezinho Corrêa, com mais de 30 anos de carreira, quase não conseguiu fazer sua apresentação devido ao assédio e carinho dos alunos ao entrar na escola. Para ele, que participou da programação ano passado, foi uma emoção renovada de ver os estudantes participando de mais um evento, principalmente, pela valorização da cultura pela escola.

 

 

“Considero que a literatura seja o ponto de partida e essencial da arte, porque na literatura se trabalha com outras linguagens artísticas, a poesia, a escrita, o poema que está na música, teatro, nas artes plásticas. Acredito que todas as escolas deveriam se preocupar com isso. As pessoas que conhecem a literatura e participam desse movimento, tem uma formação intelectual e análise melhor do que acontece no mundo, além de entender melhor as coisas da vida”, explicou.

 

Homenageado

 

Fotos: Lton Santos

 

Outro homenageado foi o escritor, poeta e presidente da Associação Brasileira de Escritores e Poetas Pan-Amazônicos (Abeppa), Paulo Queiroz, que já percorreu 38 escolas municipais na Semana da Literatura Amazonense. Ele aproveitou para elogiar a programação da escola.

 

“Tenho que parabenizar a iniciativa porque é uma festa grandiosa, pois as outras escolas não fizeram algo tão bonito, com tantos dias de duração, pois isso requer muito trabalho e planejamento. Alguns alunos me abordaram para falar sobre a literatura e fizeram perguntas sobre meu trabalho. Estou lançando meu quinto livro, na semana que vem, e me arrependo de ter fechado e não ter colocado as minhas experiências com alunos do ensino fundamental”, destacou.

 

Com uma pesquisa profunda sobre as obras de Elson Farias, a aluna do 8º ano, Milena Brasil do Monte, 13, disse que pratica leitura todos os dias. Ela afirmou ler de tudo e sem restrição para aumentar seu conhecimento. Para ela, a semana pode incentivar seus colegas para traçar o mesmo caminho.

 

“A semana é muito importante para escola, porque ajuda, mostra e renova o conhecimento dos alunos. Quem não teve a oportunidade de conhecer, está conhecendo agora os principais autores, como Elson Farias, Celdo Braga, Zezinho Corrêa. Enfim, estamos pesquisando sobre vários autores. Nós queremos aprofundar no assunto para renovar a cultura amazonense, ou seja, voltar ao passado, pois os alunos têm que entender o trabalho realizado pelos autores”, definiu.

 

Nesta quarta-feira, 25, a programação terá a participação da palestra, poesia e música com Candinho e Inês, além da apresentação das obras do autor Luiz Gonzaga, pronunciamento da poetisa Ana Peixoto, entre outras atrações.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.