25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
29/04/2016

Estudantes têm até sábado para se inscrever em 1º simulado on-line do Enem

Foto: Reprodução / Internet

Provas do exame nacional deste ano estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro

Os estudantes que cursam o 3° ano do ensino médio de todo o País podem se inscrever até as 20h de sábado (30) para realizar, no mesmo dia, o primeiro simulado on-line e gratuito para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o simulado é um recurso oferecido aos 2,2 milhões de estudantes que estão no último ano do ensino médio.

 

O teste terá 80 questões com a mesma metodologia de elaboração de perguntas do Enem. O conteúdo do primeiro provão será composto principalmente por assuntos estudados nas escolas até o mês de abril, segundo o ministério.

 

Ainda segundo o MEC, o desempenho do aluno permite à Hora do Enem traçar um diagnóstico detalhado e indicar quais videoaulas o candidato precisa assistir e quais exercícios tem de fazer, em cada matéria, para melhorar o resultado. Com o simulado, o aluno recebe uma nota e sabe como seria sua classificação no Enem. A plataforma, ainda, compara o resultado imediato do provão com a nota de corte do exame para o curso e para a universidade de interesse de quem busca fazer a graduação.

 

Para o primeiro teste serão oferecidos aos alunos 120 mil pontos de internet em todo o Brasil. Os locais com acesso à internet serão em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. O simulado pode ser feito também em instituições particulares e comunitárias e escolas estaduais de ensino médio. Nesses locais, o horário de início do exame está previsto para as 8h e vai até as 12h, horário de Brasília. O estudante terá até quatro horas, ininterruptas, para finalizá-lo.

 

Simulados

 

Além do provão deste sábado, estão previstos outros três simulados on-line. O segundo será feito no dia 25 de junho, o terceiro, em 13 de agosto, e o último, nos dias 8 e 9 de outubro. O MEC afirma que a abrangência dos assuntos cobrados nos simulados seguintes avançará conforme o desenvolvimento dos aprendizados no ano letivo. Na prática, o último simulado corresponde a um exemplo de teste completo de como serão, de fato, as provas do Enem.

 

As inscrições para a edição deste ano começam em 9 de maio, com prazo de até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As provas estão marcadas para os dias 5 e 6 de novembro (sábado e domingo).

 

Fonte: R7

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.