16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
30/06/2016

EXCLUSIVO! Jovem diz que levou choque de Taser de PMs para confessar que era traficante de droga

Foto: Mário Lima

O rapaz procurou o PORTAL DO ZACARIAS para relatar agressão

Acompanhado do advogado Josemar Berçot, um jovem de 21 anos procurou esta semana a Redação do PORTAL DO ZACARIAS para relatar que foi vítima de agressão física por policiais das Ronda Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), fato ocorrido no dia 4 deste mês, por volta das 23h, na Avenida Desembargador João Machado, bairro da Alvorada, Zona Centro-Oeste de Manaus.


“Pensei que fosse morrer. Foram momentos de terror que passei”, conta o jovem, que disse ter recebido descargas de uma taser, arma de eletrochoque, de cerca de 50 mil volts.

 

Ele contou que estava com mais três amigos da mesma faixa etária, no estacionamento de uma loja de conveniência, quando foram abordados pelos policiais da Rocam, que estavam na viatura 8691.

 

Com o grupo, segundo ele, foram encontrados cerca de 12 gramas de maconha que estavam dentro de uma sacola no interior de um veículo modelo Corsa, que foi apreendido. 

 

De acordo com o jovem, os policias perguntaram a ele onde o entorpecente havia sido adquirido. O rapaz alegou que era apenas usuário e disse que tinha comprado de um traficante.

 

Ele e os amigos levaram a guarnição até uma casa, na Rua São Lucas, bairro de Nova Esperança, na Zona Oeste da cidade.

 

Ao perceber a presença da polícia, Thiago Guilherme do Nascimento Pessoa, conhecido como ‘Thiago Guilherme’, conseguiu fugir depois de pular o muro da residência.

 

No local, foram encontradas várias porções de drogas, dentre as quais um tablete de cocaína, uma porção grande de maconha, uma porção de oxi, duas balanças de precisão digital, três porções de pasta-base de cocaína, 17 trouxinhas de cocaína e 105 comprimidos dos antibióticos Isoniazida e Rifampicina.

 

O jovem ainda traz no corpo marcas que ele afirma terem sido produzidas

por choques elétricos (Foto: Josemar Antunes / Portal do Zacarias)

 

Depois de indicar o local, os jovens foram levados pelos policiais da Rocam para um matagal em um ramal no bairro do Tarumã, na Zona Oeste da capital.

 

Segundo a vítima, seus três colegas foram obrigados pelos PMs a dizer que ele era o traficante, ou então seriam presos junto com ele.

 

O jovem cita como prova do que ele afirma o fato de nenhum de seus três colegas ter sido sequer incluso em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), como determina a Lei de Drogas, em se tratando de usuário.

 

Uma das pernas da vítima foi riscada com uma faca por policiais militares,

segundo ele (Foto: Josemar Antunes / Portal do Zacarias)


Em nota enviada ao PORTAL DO ZACARIAS, a Polícia Militar apresenta a seguinte versão dos fatos:

 

"NOTA DE ESCLARECIMENTO 

 

A Polícia Militar do Amazonas informa que fez consulta ao Sistema Integrado de Segurança Pública e constatou que existe um registro de uma ocorrência no dia 05 de Junho, por volta das 02h40, na travessa dos Franceses, bairro Alvorada, atendida pela Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM), onde um homem identificado como Andrey Victor Souza, 21 anos estava em atitude suspeita foi abordado e com ele encontrado entorpecentes.

 

Segundo os registros policiais, foram encontrados com Andrey duas porções de substâncias entorpecentes, supostamente cocaína. Andrey foi questionado sobre onde teria recebido a droga e levou os policiais a sua residência onde foram encontrados: 1 tablete supostamente cocaína, 3 balanças de precisão, 70 reais em espécie, 1 celular, 1 veículo placa JWU-7144, marca Chevrolet, modelo corsa.

 

Mediante a materialidade do delito o acusado foi encaminhado ao 10º DIP para os procedimentos da autoridade policial.

 

A Diretoria de Comunicação Social ressalta que às possíveis queixas contra policiais militares podem ser realizadas na Corregedoria Geral do Sistema de Segurança Pública do Estado ou na Diretoria de Justiça e Disciplina da Instituição para às medidas pertinentes e afirma que o Comando da PMAM não compactua com ações policiais que vão de encontro aos preceitos policiais em lei." 

 

Veja entrevista:

 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.