18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Plantão Policial
30/06/2016

Exclusivo! Pai acusado de jogar bebê no rio Negro culpa a mãe e diz que só confessou o crime porque foi torturado pelo delegado Ivo Martins

Foto: Mário Lima

Josias disse, em entrevista ao PORTAL DO ZACARIAS, que foi a mãe do bebê quem o jogou no rio

Depois de ter confessado que arremessou o próprio filho de quatro meses, no rio Negro, em agosto do ano passado, o canoeiro Josias de Oliveira Alves, 30, com audiência marcada pela Justiça para setembro deste ano, declarou esta semana, na Redação do PORTAL DO ZACARIAS, que é inocente. 

 

Josias está em liberdade desde o dia 4 de abril, depois de um pedido de revogação de sua prisão preventiva, solicitado pelos advogados de defesa Josemar Berçot Rodrigues e Josemar Berçot Rodrigues Júnior.

 

Veja também

Enquanto pais confundem com versões contraditórias, já nem se fala do bebê sumido

 

Em novo capítulo da 'novela', advogado pede revogação da prisão de canoeiro

 

Canoeiro acordou desconfiado que não é pai do bebê e menstruação da mãe 'não veio'

 

Ele ficou preso durante um mês na Delegacia Especializada de Homicídios e Sequestros (DEHS), na Zona Leste, e sete meses no Comando de Policiamento Especializado (CPE) da Polícia Militar, no bairro do Dom Pedro, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

 

Durante a entrevista, Josias revelou que foi torturado pelo delegado titular da DEHS, Ivo Martins, para confessar o crime, ocorrido na noite do dia 14 de agosto do ano passado.

 

Delegado Ivo Martins teria torturado Josias

 

Josias disse que quem deixou cair o bebê no rio foi a mãe, Cleudes Maria Batista de Moraes, 23. Cleudes foi presa recentemente por tráfico de drogas, em Manacapuru, Região Metropolitana de Manaus.

 

Cleudes (a última à esquerda) foi presa por tráfico de drogas em

Manacapuru, no dia 11 de maio deste ano (Foto: Reprodução)


Veja a entrevista: 

 

 
De acordo com Josias, os dois iniciaram uma discussão dentro de uma canoa acoplada a um motor rabeta. Nesse momento, o bebê que estava nos braços de Cleudes caiu nas águas do rio Negro acidentalmente.


“Depois que a criança caiu no rio, eu pulei para salvá-la, mas as minhas tentativas foram em vão. Por mais que não pareça, mas fiquei desesperado por não encontrar o bebê que rapidamente desapareceu nas águas. A Cleudes se quer me ajudou nas buscas pela criança”, afirmou Josias.


Ainda de acordo com Josias, Cleudes cobrava diariamente dinheiro dele por meios de ligações e mensagens com ameaças.


“Eu dava a Cleudes R$ 150 por semana, mas ela muitas das vezes não se contentava com o valor e levava todo o meu dinheiro, uma quantia de R$ 400. Sem dinheiro, eu acabava pedindo comida e dormia na canoa para sobreviver”, afirmou.


Durante as investigações, realizadas pela DEHS, Josias e Cleudes prestaram depoimentos. Na época, Josias chegou a negar por três vezes que teria arremessado o bebê no rio. No entanto, Josias afirma que foi torturado e forçado na unidade policial a confessar o crime.


“Eu sou inocente! A culpada é a Cleudes, minha ex-companheira, mas acabei assumindo um crime que não cometi. Eu fui torturado na delegacia por um delegado e um investigador para confessar que joguei o bebê no rio. Eu não sou nenhum mostro e jamais iria fazer isso, ainda mais sendo o meu filho”, declarou Josias.


Por telefone, o delegado Ivo Martins, que esteve à frente das investigações sobre o caso, disse que as declarações de Josias não procedem. Segundo ele, há elementos suficientes no inquérito policial que apontam Josias como o autor do crime.


“Eu já disse outras ocasiões e não vou perder tempo. O Josias confessou o crime sem qualquer tipo de pressão psicológica ou tortura. Não compactuamos com este tipo de procedimento na unidade policial. O Josias está mentindo para tentar provar sua inocência”, assegurou o delegado Ivo Martins.


Conforme o advogado de defesa Josemar Berçot Rodrigues, o processo encontra-se em segredo de Justiça. Um pedido de revogação da prisão preventiva foi acatado e desde o dia 4 de abril deste ano Josias está em liberdade provisória. A juíza da 1ª Vara do Tribunal do Júri, Mirza Telma de Oliveira, designou a audiência para setembro deste ano.


“Infelizmente eu e meu filho, que somos advogados de Josias, não podemos comentar sobre o processo, que está em segredo de Justiça, mas posso assegurar que o meu cliente é inocente”, revelou o advogado.


O advogado ressaltou que em maio deste ano houve uma audiência entre Josias e Cleudes, mas ela não compareceu por ter sido presa na véspera por envolvimento com drogas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.