24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
01/05/2016

Existe uma dieta para perder peso de forma saudável? Descubra

Foto: iStock / Getty Images

Até que ponto uma dieta para perder peso de forma rápida é benéfica? Embora os resultados sejam vistos em pouco tempo, eles podem enganar bastante. O principal motivo é o caráter restritivo da maioria dos cardápios propostos.

 

Não à toa, um estudo do Instituto Nacional da Saúde e Pesquisa Médica Francês (Inserm) afirmou que dietas restritivas são pouco eficazes a longo prazo. Os resultados revelaram ainda que 76% das pessoas que seguem recomendações nutricionais especializadas conseguem manter o peso mesmo depois de o plano alimentar ser concluído.


Dieta para perder peso exige atenção

 

Ainda de acordo com o estudo do Inserm, 30% das mulheres entrevistadas já haviam seguido ao menos cinco dietas alimentares. Para os especialistas que realizaram a pesquisa, esse comportamento representa riscos à saúde.

 

Mas não são só as francesas que parecem insatisfeitas com o próprio corpo. Uma pesquisa realizada pela Dove entrevistou 4.075 mulheres brasileiras com idade entre 18 e 64 anos. Do total, 57% delas afirmaram ter vergonha de aparecer diante das câmeras. Como resultado, muitas já deixaram de registrar momentos alegres por estarem infelizes com sua beleza.

 

Se você se identificou com o relato das francesas e brasileiras, é bom ficar atenta às recomendações da nutricionista Fulvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo.

 

Segundo a nutricionista, eliminar por completo um alimento da rotina alimentar pode causar problemas de saúde. Entretanto, isso não significa que dietas restritivas não trazem benefícios. O segredo é que não devem se prolongar por muito tempo e precisam contar com acompanhamento profissional.

 

De acordo com Fulvia, a reeducação alimentar é a melhor alternativa para quem deseja uma dieta para perder peso de maneira saudável e contar com resultados a médio e longo prazo. Ainda assim, vale se questionar sobre os motivos da mudança.

 

Aprender a valorizar o seu corpo e entender as características que são naturais dele precisa fazer parte do processo. Do contrário, você sempre vai estar em busca de um novo método e de um padrão difícil de alcançar.

 


Como seguir uma alimentação balanceada

 

Introduzir saladas na alimentação ainda é um desafio para muitas pessoas. Segundo informações disponibilizadas pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira, é possível deixar esse prato mais saboroso sem perder os benefícios nutricionais.

 

Você pode começar acrescentando um molho à base de suco de frutas, azeite e ervas. Busque diversificar os sabores, use folhas amargas e suaves mescladas para atenuar os gostos mais marcantes.

 

Outra dica que deixa a sua rotina alimentar mais saudável é incluir pelo menos um alimento rico em carboidratos, proteínas de origem animal, de origem vegetal, legumes e gorduras. Por isso, vale a pena apostar em um mix com batatas, milho, peito de peru, lentilha, beterraba e azeite.

 

Fonte: Doutíssima

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.