19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
16/11/2017

Ferida no colo do útero é perigoso? Como identificar e tratar o problema?

Foto: Reprodução

Os diagnósticos são diversos e vão desde influências hormonais até infecções por vírus, como o HPV, e casos de câncer

Popularmente conhecida como ferida no colo do útero, a ectopia cervical ocorre quando o tecido de dentro do colo do útero se projeta para uma região chamada abertura do canal cervical, que faz a ligação com o canal vaginal.

 

A condição é caracterizada por pontos avermelhados no colo do útero, como um tecido vindo de dentro do útero invadindo a região que delimita o fim do canal vaginal. Os diagnósticos são diversos e vão desde influências hormonais até infecções por vírus, como o HPV, e casos de câncer.

 

Veja também 

Câncer de mama afeta a sexualidade durante e após o tratamento; entenda

 

Ferida no colo do útero é grave?

 


Na maioria dos casos, a ectopia cervical não apresenta grandes riscos, mas é importante ter acompanhamento médico para saber se a ferida é fisiológica ou é fruto de alguma infecção perigosa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


O câncer de colo de útero quase sempre é decorrente da presença do HPV nas alterações, sendo a ferida a mais importante, porém, o vírus nem sempre vira câncer e apenas 1% das mulheres infectadas desenvolverá o problema se não houver tratamento.

 

Causas de ferida no colo do útero

 


As causas da ectopia cervical são variadas, podendo ser decorrentes de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), HPV, influências hormonais, inflamação (cervicite) e uso de anticoncepcional hormonal, que pode estimular a alteração no tecido do colo do útero e causar sua exteriorização.

 

Como identificar ferida no colo do útero


A ferida no colo do útero geralmente não provoca sintomas, mas pode vir acompanhada por corrimentos anormais, odor, coceira ou ardência na região íntima, incômodos na região pélvica e desconforto durante a relação sexual.

 

Como tratar ferida no colo do útero

 


O tratamento para ectopia cervical dependerá do estado da ferida. A alteração fisiológica, por exemplo, não requer tratamento, já que costuma regredir sozinha e, depois, se transformar em um tecido escamoso e mais resistente.

 

Em casos mais graves a mulher poderá precisar fazer uso de cremes e antibióticos, realizar uma cauterização, com agentes químicos ou físicos, ou mesmo pela retirada de parte do colo uterino ou o útero como um todo.

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.