29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
06/07/2015

Garota mata ‘melhor amiga’ com 65 facadas após fotos nuas aparecerem nas redes sociais

Foto: Reprodução / Facebook

Garota mata melhor amiga

A discussão sobre maioridade penal chegou ao o México. O país debate o assunto por causa de um crime envolvendo duas adolescentes. Foi um assassinato que abalou o país.

 

Erandy Elizabeth Gutiérrez (de vestido azul), de 16 anos, foi apreendida acusada de matar a garota que era considerada sua melhor amiga. O episódio ocorreu em Guamúchil, cidade no noroeste mexicano, onde as duas moravam.

 

Erandy assassinou Anel Báez (à direita), também de 16, com 65 facadas. Motivo da barbárie: Erandy teve fotos nuas publicadas em redes sociais.

 

 

Ela culpou Anel (foto acima) e armou uma emboscá-la para matá-la. Erandy foi apreendida, mas teve a sentença anulada esta semana. Anel foi morta dentro da casa dela. A acusada combinou com a amiga uma conversa, dias depois de publicar textos na internet ameaçando a jovem de morte. Mas ela já tinha tramado tudo.

 

 

Aproveitou que não havia ninguém na casa de Anel. Quando as duas estavam juntas, Erandy disse que iria até o banheiro. Mas ela foi até a cozinha, pegou um facão, foi até o quarto e apunhalou a garota golpeando-a ao menos 65 vezes.

 

 

Erandy foi presa no enterro de Anel. Ela confessou o crime. Disse que assassinou "por vingança". Pelas leis mexicanas, menores de 18 anos só podem ficar presos por setes anos. Na última segunda (29), Erandy teve a sentença anulada, provocando comoção no México.

 

 

Hugo Báez, pai de Anel, contou ao jornal La Policiaca que a sentença foi anulada por questões jurídicas. O caso ocorreu em Guamuchil mas Erandy foi julgada em Culiacan. "Será que um crime chocante é diferente ou tem outro impacto numa cidade distante?", questionou Báez, indignado. Erandy vai continuar detida numa instituição para menores de idade, mas será realizado um novo julgamento.

 

 

O crime brutal ocorreu em 19 de março de 2014. Anel foi achada morta com as 65 facadas dentro do quarto pela polícia. Após cometer o assasinato, Erandy postou uma foto no Twitter e escreveu: "Sou uma idiota, mas fiz o que tinha de fazer".

 

 

Dias antes de matar a ex-melhor amiga, Erandy publicou textos como o da imagem acima, em que ameaçava "sepultar (Anel) até o final do ano". Também disse que, na cabeça dela, já teria matado a moça pelo menos umas três vezes. "Posso parecer calma, mas não suporto que façam essa coisas", escreveu, referindo-se às fotos vazadas.

 

Amigos próximos disseram que as duas sempre foram muito ligadas: faziam tudo juntas e eram confidentes. Anel chegou a postar no Facebook, em 2012: "Ela não é minha melhor amiga: e minha irmã e eu a amo".

 

Quando as fotos nuas de Erandy apareceram nas redes sociais, Erandy rompeu com a amiga, dizendo que ela teria postado as imagens. Eram imagens tiradas um ano antes quando as duas cursavam o ensino médio.

 

As garotas, antes melhores amigas, pararam de andar juntas e nem se falavam mais. Erandy insistia em culpar Anel pelo vazamento das fotos. A família de Anel nega que a garota tenha postado fotos da amiga nua, o que ela também insistia antes de ser morta por Erandy.

 

Sites de notícia do México publicaram fotos como esta acima, que teriam sido publicadas no Facebook — e seriam uma das que levaram Erandy a planejar o assassinato de Anel. Em uma das legendas, pode-se ler: "Amo minha amiga. Adoro nossas loucuras".

 

 

Antes de ser apreendida, Erandy chegou a postar mensagens de condolência à família da ex-amiga, revoltando as redes sociais. Após a apreensão de Erandy, familiares e amigos de Anel, além de uma multidão, fizeram manifestações pedindo pela prisão perpétua da acusada. A marcha tomou as ruas de Guamúchil.

 

 

Todos clamavam pela revogação da lei mexicana que prevê detenção de sete anos para menores de 18 anos. O protesto pedia punição mais dura para a acusada. Houve também campanhas pela internet contra o que os mexicanos chamaram de "impunidade" — a prisão de Erandy pelo prazo de sete anos. O novo julgamento de Erandy ainda não foi marcado.

 

Fotos: Reprodução

 

A Justiça nega que ela vá ser solta. O pai de Anel disse que está "estarrecido" com a decisão de anular a sentença e espera punição severa. Já começaram campanhas no México pela detençaõ por mais tempo da moça acusada pelo assassinato.

 

Fonte: R7 / Hora 7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.