29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
21/09/2017

Governo investe no Corpo de Bombeiros do Amazonas com modernas máquinas de mergulho

Foto: Bruno Zanardo / Secom

Agora, as máscaras de mergulho, com tecnologia de ponta “Full Face”, são, pela primeira vez, adquiridas para operações de busca e resgate nos rios do Amazonas

Depois de dar a maior promoção para cabos e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), cerca de 360, o Governo do Amazonas está investindo na qualificação de serviços da corporação com a aquisição de viaturas, motos e equipamentos.

 

Agora, as máscaras de mergulho, com tecnologia de ponta “Full Face”, são, pela primeira vez, adquiridas para operações de busca e resgate nos rios do Amazonas.


Veja também

Comissão de Saúde da Aleam aprova novas propostas para saúde de idosos e diabéticos


Nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, o Batalhão de Bombeiros Especial (BBE) pertencente à corporação, realizou um treinamento com o uso das máscaras Full Face recém-adquiridas.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Mergulhadores do Pará se encontram no Estado orientando

sobre a forma de utilização do equipamento


Desde o início desta semana, dois bombeiros militares mergulhadores do Estado do Pará estão no Amazonas para fornecer conhecimento técnico quanto à utilização do equipamento.


De acordo com o Comandante Geral do CBMAM, Coronel QOBM Carlos Alberto Freitas Tupinambá, os novos kits vão facilitar as buscas. “A aquisição destes equipamentos representam um avanço para o serviço de busca e resgaste em ambientes submersos.

 

O equipamento é um avanço para a categoria e vai orientar

na busca e resgaste em ambientes submersos

 

Além de proporcionar maior eficiência para as operações de mergulho, ao permitir o contato constante dos mergulhadores com a superfície, também torna as atividades mais seguras, visto que, ao envolver completamente a face do mergulhador, evita que ele fique sem ar mesmo nas possíveis situações de mal súbito”, explica o comandante.


O Corpo de Bombeiros conta com uma equipe de 20 mergulhadores que atuam nas operações de busca e resgate nos rios do Amazonas. A técnica realizada atualmente conta com o uso de ‘puxões’ no cabo que demarca a posição do mergulhador. Através da quantidade de ‘puxões’, a equipe que fica na superfície identifica as informações repassadas pelo bombeiro que está submerso.

 

Fotos: Bruno Zanardo


Com o novo aparelho, a equipe de mergulhadores passa a ter uma comunicação mais eficiente por meio da fala, pois as máscaras permitem o contato via rádio.

 

“Qualquer problema que o mergulhador tiver, poderá ser imediatamente informado para a equipe que estará operando na superfície, minimizando os riscos de acidentes ao longo da operação. Sempre lembrando que o trabalho de mergulho é um dos mais arriscados dentre todas as profissões, justamente pela profundidade em que esses militares desempenham as operações”, frisou o coronel Tupinambá.


Investimento


Os novos equipamentos foram adquiridos por meio do Fundo Especial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amazonas (Funesbom). O investimento foi no valor global de R$ 88 mil destinados à compra de dois kits que são compostos por quatro mascaras e duas maletas de rádio.


O Funesbom foi criado no fim de 2015 por meio da Lei 4.280, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

 

O orçamento é destinado à provisão e à aplicação de recursos financeiros para a cobertura das despesas de custeio, investimentos e inversões financeiras, no que diz respeito à estruturação, aparelhamento e equipamento da corporação, bem como o aprimoramento técnico-profissional da tropa bombeiro militar.


52 ocorrências de busca e resgate de corpos submersos foram realizadas neste ano. Os bombeiros/mergulhadores fazem os cursos tanto no Amazonas, como também em outros Estados por meio de parcerias, onde as corporações enviam instrutores capacitados para ministrarem as aulas técnicas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.