25 de Abril de 2024 - Ano 10
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Manaus
27/07/2015

Graça cobra eficiência no TJAM e quer reduzir gastos para não depender do governo

Foto: Divulgação / TJAM

Presidente do Tribunal de Justiça, Graça Figueiredo, juntou todos os diretores para análise crítica de pesquisa

Depois de avaliar criticamente os indicadores de desempenho do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e do grau de satisfação do cliente que foi mensurado em pesquisa interna, a presidente e desembargadora Graça Figueiredo anunciou ‘aperto’ nas contas e anunciou que vai cobrar melhoria dos serviços prestados ao cidadão.


O anúncio foi feito hoje (27), durante reunião com todos os 52 diretores de departamentos do TJAM. Graça pediu a compreensão e ajuda deles e disse: “Olha que já fizemos muitos ajustes desde o início de nossa administração, mas vamos ter que fazer outro ‘aperto’ para reduzir custos. Estamos no meio de uma crise econômica e não estou disposta a ficar de pires na mão dependendo do Executivo. Acho isso vexatório”, afirmou.


O Índice de Satisfação do Cliente com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) é de 56,21%, considerado um bom índice, mas a prestação jurisdicional deixou a desejar nos itens cumprimento de metas e tempo de tramitação dos processos. “Está muito ruim, temos que trabalhar para avançar mais e reduzir esse nível de insatisfação”, afirmou a desembargadora.


Graça citou ainda que a pesquisa cobra melhor estrutura de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e aponta lentidão na tramitação dos processos.


Ao lado do corregedor-geral de Justiça, desembargador Flávio Humberto Pascarelli, Graça assistiu à exposição e discussão dos números do relatório da pesquisa feita em todos os setores do TJAM, fórum por fórum, apresentado pelos diretores da Divisão de Gestão da Qualidade. A reunião teve como objetivo analisar criticamente os indicadores de desempenho dos setores/áreas administrativas do TJAM referentes ao primeiro semestre do ano.


Graça definiu planos de ação para minimizar os resultados que estão abaixo da meta, e maximizar os resultados considerados satisfatórios. A presidente quer eficiência dos serviços e sensibilidade com as contas públicas, como energia, água, consumo de papel, correios e outros.

 

 

(Divulgação)

 


Satisfação do cidadão usuário e aperto nos gastos


Diante dos resultados da pesquisa, que aponta mais de 50% de aprovação, a desembargadora quer medidas para acelerar a resolução dos processos judiciais. A amostragem abordou itens como atendimento ao público, gastos, desperdícios e ações que poderão reduzir as contas do Judiciário no consumo de energia, água, material de expediente e controle do absenteísmo (ato de se abster de alguma atividade ou função na repartição).


Graça quer avaliação mais rigorosa ante os pedidos de licença médicas e atestado para justificar faltas. “Controlar absenteísmo será uma de nossas metas para atingir maior desempenho na prestação de serviço. Se torna também um desafio em função dos impactos financeiros que ele (o absenteísmo) produz”, afirmou.
 

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