19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
25/02/2019

Grupo de teatro Clowns de Shakespeare abre inscrições para laboratório em Manaus

Foto: Divulgação

Na oficina totalmente gratuita, poderão se inscrever atores, diretores, dramaturgos e demais artistas e interessados na arte teatral de toda a região Norte do país

Teve início na última sexta-feira, 22, as inscrições para o Laboratório Prática e Pensamento, do grupo de teatro natalense Clowns de Shakespeare.

 

No total, serão 25 participantes escolhidos por meio de um processo seletivo que consistirá na avaliação da carta de interesse, bem como da experiência prévia dos interessados na linguagem teatral, preenchidas no formulário de inscrição disponível no endereço eletrônico bit.ly/clowns-manaus.


Na oficina totalmente gratuita, poderão se inscrever atores, diretores, dramaturgos e demais artistas e interessados na arte teatral de toda a região Norte do país, que desejem compartilhar um intenso processo de preparação e criação a partir da práxis do grupo.


Veja também

Campanha de vacinação antirrábica imuniza mais de 234 mil cães e gatos em Manaus

 

O Laboratório Prática e Pensamento – Manaus 2019 é um projeto aprovado no Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2017, da Prefeitura de Manaus, por intermédio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).


As atividades do Laboratório Prática e Pensamento – Manaus 2019 acontecerão entre os dias 23/3 e 6/4, no Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida Sete de Setembro, 377, Centro, aos sábados e domingos, das 14h às 21h, e de segunda a sexta, das 8h às 13h, sendo o dia 31/3 o único dia de folga no período de realização do projeto. Por ser um período curto e intenso, é de fundamental importância que os interessados tenham disponibilidade para participar do curso integralmente.


No Laboratório Prática e Pensamento – Manaus 2019 serão exploradas teatralmente questões relacionadas às noções de Centro e periferia, e de como o teatro pode fazer uso das geografias e das histórias que permeiam a cidade e seus entornos como principal material para a criação cênica, questões essas que estão permeando às atuais pesquisas criativas do grupo potiguar na criação de seu mais novo trabalho.


O grupo


Nos últimos anos, os Clowns têm investido na sistematização da sua prática pedagógica, vertente a que o grupo sempre dedicou extrema importância. Em 2016, o grupo inaugurou o Centro de Investigação Clowns de Shakespeare (Ciclos), seu projeto voltado à formação e pesquisa.

 

Dentre inúmeras atividades – oficinas, residências, publicações, etc. –, o carro-chefe do Ciclos é o Laboratório da Cena, espaço formativo e de intercâmbio que recebe artistas de todo país e exterior para duas semanas de mergulho nos procedimentos criativos do grupo. Desta experiência, os Clowns criaram o Laboratório Prática e Pensamento, uma versão reduzida e itinerante dessa relevante experiência pedagógica.


Com 26 anos de existência, o grupo realizou no começo deste ano, em Natal (RN), a quinta edição do laboratório. Aproximadamente 120 participantes, de 17 estados, de quatro regiões brasileiras, participaram dos eventos, além de outros quatro países do mundo.

 

Desde 2017, o laboratório ganhou uma nova formatação, a partir do projeto Laboratório Clowns, contemplado pelo edital Rumos Itaú Cultural, o que proporcionou ao grupo conhecer práticas de diversos laboratórios, grupos e escolas do Brasil e da América Latina para, a partir daí, dar o forma atual do Laboratório Prática e Pensamento.


Este ano o laboratório inaugurou a projeto Conexão Nordeste, contemplado pelo edital Oi Futuro, que consiste em um intercâmbio com o Grupo Bagaceira, de Fortaleza (CE). Manaus será a terceira cidade a receber o laboratório, a primeira do Norte.


A ideia é proporcionar aos participantes uma experiência de troca com os integrantes dos Clowns, vivenciando as práticas do grupo relativas aos aspectos da direção de movimento, voz, jogos, dramaturgia, direção, iluminação e gestão, em processos de criação que resultarão em um ou mais exercícios cênicos que serão compartilhados através de uma apresentação pública no penúltimo dia do projeto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Após 26 anos de trabalhos ininterruptos e ações continuadas de gestão, pesquisa e produção, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare pode se orgulhar de ser uma companhia dedicada à produção cênica contemporânea voltada para a concepção de projetos de linguagem estética comprometida com a investigação, com a elaboração crítica e com o diálogo em outras áreas artísticas e do conhecimento das quais resultam as suas ações. Transmitir esses conhecimentos e experiências por meio do Laboratório Prática e Pensamento é o que motiva o grupo.


As inscrições seguem até o dia 10 de março e o anúncio dos selecionados será feito até o dia 15/3, na página oficial do grupo no Facebook. Maiores informações podem ser obtidas por meio do e-mail laboratorioclownsmanaus@gmail.com.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.