18 de Abril de 2024 - Ano 10
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Manaus
31/08/2015

Hapvida inova no agendamento de consultas odontológicas de 1,1 milhão de usuários

Foto: Redação / Portal do Zacarias

Empresa segue investindo firme na ampliação dos negócios, de olho no bom atendimento ao cliente

O Brasil é o país com o maior número de dentistas do mundo, mas somente 21,3 milhões de brasileiros têm plano odontológico. Destes, mais de 1,150 milhão de usuários são clientes Hapvida, terceiro maior plano de saúde odontológico do país. Com o objetivo de garantir aos usuários o atendimento às consultas nos prazos máximos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hapvida criou um software que internaliza a agenda dos dentistas.


“A medida possibilita um controle total dos agendamentos, com destaque para o cumprimento de metas para a realização de consultas que são ainda menores em comparação com os exigidos pela ANS”, explica Jaqueline Machado, superintendente de odontologia do Hapvida.


O resultado desse investimento tecnológico do Hapvida garantiu que, nos últimos cinco anos, o número de usuários saltasse de 180 mil para 1,114 milhão de clientes. Só em 2014, o crescimento do número de beneficiários foi de 34%, enquanto o setor alcançou 5,4%. Para 2015, a meta do plano odontológico é um aumento de 31% de novos clientes. Nas regiões Norte e Nordeste a empresa detém 25% do market share, segundo a ANS. 

 

Sistema faz cliente profissionais focados no atendimento (Divulgação) 

 

Sistema garante fluxo e lucro para dentista


“A proposta do sistema de internalização é garantir fluxo para o dentista, aumentando seu faturamento com o plano, fortalecendo a parceria e, principalmente, ter controle do aprazamento de consultas para o usuário”, enfatiza Jaqueline. Desta forma, as agendas se mantém cheias de clientes nas 3 mil clínicas odontológicas credenciadas pelo Hapvida. Por meio da plataforma, os dentistas disponibilizam seus horários de atendimento exclusivo para planos Hapvida e os clientes têm o diferencial de fazer o agendamento via site ou call center, além do próprio consultório.


A medida resulta em fidelização da rede de dentistas e na satisfação dos usuários, já que as clínicas ganham em escala de atendimento e reduzem o custo administrativo, uma vez que não precisam de um departamento para a ativação de clientes e de agendamento. Os dentistas trabalham focados somente no atendimento ao cliente.

 

Atendimento segue regras da agência reguladora


Por sua vez, o usuário tem acesso a uma rede credenciada, bem distribuída e com prazo de atendimento de sete dias, de acordo com a legislação da ANS. “Para o Hapvida, o ganho fica na gestão da rede, pois consegue melhores negociações com as clínicas credenciadas e oferece um preço mais acessível, além de reduzir custos de relacionamento, como ligações e novos contratos”, diz Jaqueline.


Para o presidente do Hapvida, Jorge Pinheiro, o processo de credenciamento com as clínicas é diferenciado. “Transferimos toda a expertise do Hapvida na gestão do plano de saúde, que hoje é líder nas regiões Norte e Nordeste, para a área de plano odontológico, a fim de realizar um melhor controle da rede. Todos ganham: dentistas, clientes e operadora”, conclui Pinheiro.


Sobre o Hapvida


Com mais de 3 milhões de usuários, o Hapvida é a maior operadora do Norte e Nordeste em número de clientes, segundo dados da ANS. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e constantes investimentos: são mais de 16 mil colaboradores diretos envolvidos na operação de 209 unidades próprias, sendo 20 hospitais, 70 Hapclínicas, 15 prontos atendimentos, 55 centros de diagnóstico por imagem e 49 laboratórios com diversos postos de coleta distribuídos nos 11 estados onde a operadora atua.

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