19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
22/07/2017

Hospital Universitário Francisca Mendes adéqua estrutura para ampliar cirurgias cardíacas infantis

Foto: Valdo Leão / Secom

Entre as medidas estão a adequação de uma sala exclusiva para cirurgias cardíacas em crianças, ampliação de leitos de UTI pediátrica neonatal e a implantação de protocolo para transferência de pacientes cardiopatas da rede de saúde

A reestruturação do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) para reforçar o atendimento de crianças cardiopatas está praticamente concluída.

 

Entre as medidas estão a adequação de uma sala exclusiva para cirurgias cardíacas em crianças, ampliação de leitos de UTI pediátrica neonatal e a implantação de protocolo para transferência de pacientes cardiopatas da rede de saúde.

 

Veja também


Superintendência Municipal de Transportes Urbanos medeia reunião para definir ações voltadas a segurança nos ônibus

 

Uma das novidades no atendimento é o exame de ecocardiograma fetal que pela primeira vez será ofertado na rede pública de saúde.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O hospital pretende aumentar o número de leitos pediátricos e dobrar as cirurgias cardíacas atendendo ao Plano Nacional de Assistência à Criança com Cardiopatia Congênita do Ministério da Saúde (MS).

 

O Governo do Estado investiu R$ 2 milhões para aumentar o número de leitos pediátricos

e dobrar as cirurgias cardíacas realizadas, também fez a manutenção

da máquina hemodinâmica (Foto: Valdo Leão / Secom)

 

As cardiopatias congênitas são a terceira maior causa de morte para bebês até trinta dias de vida, segundo dados do MS.


O Governo do Estado investiu R$ 2 milhões através do Fundo de Promoção Social (FPS) na compra de órteses, próteses e materiais especiais (OPMEs) para reforço de cirurgias.

 

O governo ainda investiu na manutenção da máquina de hemodinâmica que voltou a funcionar e na compra de outra máquina que já está sendo instalada para procedimentos cirúrgicos cardíacos não invasivos e neurológicos.

 

O HUFM realiza atualmente em média 12 cirurgias cardíacas e 10

cateterismos pediátricos por mês (Foto: Reprodução)

 

A nova máquina começa a funcionar no início de agosto. A Siemens, Artis Zee Ceiling, tem tecnologia de ponta para exames de alta complexidade cardíacas feitas em 15 minutos.

 

O equipamento apresenta imagens de alta resolução em três dimensões (altura, largura e profundidade) e rotação até 360 graus.


Atualmente, o HUFM realiza, em média, 12 cirurgias cardíacas e 10 cateterismos pediátricos por mês. Esta semana, cinco crianças com problemas cardíacos foram agendadas para procedimento cirúrgico cardíaco no período de 20 a 24 de julho, no Francisca Mendes.

 

Pedro Elias, diretor do hospital, declara que a cardiopatia

congênita em crianças é um problema nacional

 

A mais nova, com 3 meses, 55 centímetros e pesando 3,25 quilos, vai ter correção de interrupção do arco aórtico. Procedimentos de cateterismo cardíaco, através da máquina de hemodinâmica também estão agendados.


“A cardiopatia congênita em crianças é um problema nacional, o número é expressivo. O Amazonas precisa de uma logística diferenciada no atendimento à saúde pela dimensão territorial e deslocamento de pacientes para a capital”, destaca o diretor do hospital, Pedro Elias de Souza.

 

Segundo ele, o HUFM está fazendo readequações, comprando materiais especiais, investindo em máquinas de ponta para atender com qualidade e maior rapidez crianças e adultos.


Hoje, o ecocardiograma fetal é oferecido somente na rede privada. “O objetivo é realizar o diagnóstico precocemente, ainda no período da gestação.

 

Assim, teremos como referenciar esta gestante para que o bebê já possa ser operado nos primeiros dias de vida. Com esse planejamento, conseguiremos diminuir o risco de vida e aumentar a capacidade e resultado cirúrgico”, explica o médico Ronaldo Camargo, coordenador clínico do Serviço de Cardiologia Pediátrica do HUFM.


Cerca de 700 crianças, 1% dos nascidos vivos, no Estado, apresentam cardiopatia congênita. Destes, 40% precisam ser operados até 1 ano de vida para evitar o óbito.

 

O procedimento mais frequente, a Comunicação Interventricular (CIV), ocorre quando existe um orifício entre as duas câmaras do coração, os ventrículos esquerdo e direito, causando um hiperfluxo de sangue para os pulmões.


Centro de Referência Cardíaca na região norte

 

Fotos: Valdo Leão / Secom


O HUFM é credenciado como Unidade de Assistência em alta Complexidade Cardiovascular e reconhecido como Centro de Referência, na região norte, em cardiologia e cirurgia cardíaca, atendendo, além do Amazonas, outros estados da região norte.

 

Este ano, 155 cirurgias foram realizadas na unidade. Por mês, são realizadas, em média, 750 consultas e 360 ecocardiogramas.


O procedimento de ablação, tratamento de arritmias, com colocação de cateteres através das imagens da hemodinâmica vai ser mais preciso e ágil assim como as cirurgias cardíacas, explica a gestora do Serviço de Hemodinâmica, Francisca Garcia.


O total de procedimentos realizados em Cardiologia Intervencionista, Arritmologia, Vascular e Cirurgia Cardíaca totalizou 2.904, no ano passado.

 

Com a reestruturação de serviços, aquisição de equipamentos e materiais especiais este número será dobrado, segundo a direção do HUFM.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.