24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
01/12/2015

Infectada pelo HIV, jovem se vê doente mesmo é pelo preconceito

Foto: Reprodução / Internet

O dia 1º de dezembro é a data escolhida para lembrar que combater o vírus da aids é extremamente necessário e conscientizar a população sobre uma das doenças que mais mata no mundo. Não apenas para informar as pessoas sobre os sintomas, perigos e formas de se prevenir da doença, o Dia Mundial de Luta contra a Aids também tem a função de auxiliar no combate ao preconceito que os portadores de HIV (vírus humano de imunodeficiência) sofrem na sociedade por causa da doença.


Somente quem tem essa doença sabe o quanto é difícil lidar com o preconceito, como é o caso de uma jovem estudante de engenharia em Manaus, que lida com o preconceito quase que diariamente. "Logo que descobri, só chorava. Achava que ia morrer no outro dia, mas hoje, depois de quatro anos convivendo com a doença, eu posso dizer que o pior de tudo é o preconceito que, infelizmente, ainda existe na sociedade”,afirmou a vítima da contaminação.

 

Para a estudante, a vida continua, apenas com alguns cuidados mais rigorosos com a saúde. "Depois do período do desespero, eu entendi que a minha vida continuava, mesmo estando doente. Teria apenas que ser o mais saudável que eu pudesse para evitar que meu sistema imunológico fosse alterado”,disse a estudante.


A escolha do dia 1º de dezembro foi feita pela Assembleia Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988 por uma portaria do Ministério da Saúde.


O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a aids. O projeto do laço foi criado em 1991 pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte de Nova Iorque que queria homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo vítimas da doença.


A aids é uma doença que ataca o sistema imunológico do homem, permitindo que seu organismo fique fragilizado, podendo ser contaminado com o vírus de várias outras doenças. O vírus responsável pela doença faz da aids a quarta doença que mais causa morte no mundo.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.