24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
28/08/2016

Intenção de voto branco/nulo é maior na comparação com 2012, constata pesquisa

Foto: Reprodução / O Globo

Pesquisas no Rio, em São Paulo e em Belo Horizonte indica o descontentamento do eleitor

Os quatro anos que separam as eleições de 2012 e 2016 foram marcados por acontecimentos que mudaram o cenário político do país. No plano econômico, a situação ia relativamente bem em 2012, com o PIB variando 2,5%, percentual menor que o registrado em 2010 e 2011, mas mesmo assim, num cenário de expansão quando comparado com 2016.

 

A Operação Lava-Jato, que levaria políticos e empresários para trás das grades, sequer existia em 2012. A primeira fase da Operação só ocorreu em 2014. Os grandes eventos também ainda engatinhavam ou estavam em fase de obras. Em 2012, o país se preparava para receber a Copa do Mundo de 2014 e hoje acabamos de sediar as Olimpíadas de 2016.

 

As Jornadas de 2013, como ficaram conhecidas as manifestações que tomaram conta dos grandes centros do país, assustaram o campo político. Após aquelas manifestações, outras voltaram a acontecer próximo à realização da Copa e, em 2015, após a reeleição da presidente afastada Dilma Rousseff. No campo político, mais mudanças. A mini-reforma reduziu o período de campanha de 90 para 45 dias e acabou com o financiamento de campanha.

 

Todos esses acontecimentos ajudaram a produzir um cenário bastante diferente para as disputas muncipais deste ano, e isso tem se refletido em algumas pesquisas eleitorais. Neste sábado, o Datafolha revelou que mais de 60% dos eleitores do Rio não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo ex-presidente Lula, pelo prefeito Eduardo Paes ou pelo presidente interino Michel Temer. O cenário é muito parecido com o identificado em São Paulo.

 

O comparativo de pesquisas eleitorais feitas em três capitais brasileiras em 2012 e 2016 antes do início da propaganda eleitoral e em datas aproximadas indica que há uma maior resistência dos eleitores ao discurso de campanha. Este ano o percentual de quem prefere votar em branco ou anular é maior que o registrado em 2012 nesse mesmo período.

 

 

 

 

 

A forte rejeição de políticos trandicionais ou mesmo em relação a "tudo que está aí", como alguns eleitores preferem afirmar, demonstra os desafios das campanhas para este ano. Este cenário, como apontam cientistas políticos, tende a ser melhor para candidaturas de pessoas mais conhecidas do público e/ou candidatos com mais recursos próprios para bancar suas campanhas. Seja como for, o fato é que há um clima de maior rejeição nas ruas.

 

No caso do Rio, a proporção de quem diz que votará em branco ou nulo bateu os 20% este mês, segundo o Datafolha. Apesar da influência das margens de erro, que levam os percentuais a flutuarem entre 2 e 3 pontos para mais ou para menos, dependendo do critério usado, é possível dizer que a variação de brancos/nulos entre 2012 e 2016 gira em torno de 7 pontos percentuais em São Paulo e Belo Horizonte.

 

No Rio, o percentual de brancos/nulos é 6 pontos percentuais maior quando comparado com 2012. Entre as quatro capitais comparadas, Recife é a única que repete o percentual de 2012 (13%). Esse percentual, contudo, está entre 10% e 16% em função da margem de erro adotado pelo instituto.

 

 

 

 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.