29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
07/08/2018

Lei Maria da Penha: Ligue 180 recebe 1 relato de violência contra a mulher a cada 3 minutos e 50 segundos

Foto: Reprodução

Quase 80 mil queixas foram enviadas à Central de Atendimento à Mulher em 2018;

Nos sete primeiros meses de 2018, a Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Ligue 180) recebeu 79.661 mil denúncias com relatos de abuso sexual, homicídio, cárcere privado e outros tipos de violência.

 

Os números apontam que, em média, foi registrado em 2018 um caso a cada 3 minutos e 50 segundos.


Os casos mais comuns são os de violência física e psicológica – eles correspondem, respectivamente, a 46,9% e a 33,3% dos casos denunciados por meio do telefone 180.

 

Para a chefe da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), Sandra Melo, o número de casos só vai deixar de assustar quando novas políticas públicas.


"São necessárias políticas integradas. Nós, do sistema da Justiça, atuamos na consequência. Tem que mexer na causa", disse.


Os casos mais comuns são os de violência física e psicológica

 

Veja também

Mães universitárias compartilham vivências e avaliam amparo de instituições

 

Ligue 180


O serviço do número 180 é gratuito, funciona 24 horas por dia e preserva o anonimato a quem denuncia. Segundo o governo federal, há muitas mulheres que ligam apenas para solicitar informações ou encaminhamento para serviços especializados.

 

As denúncias sobre violência, no entanto, representam uma importante parcela da razão dos telefonemas. Nesta década, o Ligue 180 recebeu 844.123 relatos de violência contra a mulher.


Os relatos recebidas via telefone são encaminhados aos sistemas de Segurança Pública e ao Ministério Público do local correspondente. O governo federal ressalta que não somente mulheres que sofrem violência devem ligar, mas também qualquer amigo ou familiar.


Além da medida protetiva, a mulher também tem direito a atendimento por equipe multidisciplinar composta por psicólogo e assistente social.

 

Lei Maria da Penha completa 12 anos e média diária de

denúncias cresce (Fotos: Reprodução)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.