19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
17/11/2017

Luiz Castro recebe homenagem por sua atuação no combate à tuberculose

Foto: Reprodução

Amazonas registrou 67,2 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes, o que representa mais do que o dobro da média nacional, que foi de 32,4 casos para o mesmo grupo

O deputado Luiz Castro (REDE) participou nesta sexta-feira (17) da solenidade de comemoração dos 10 anos de atuação do Comitê de Controle da Tuberculose no Estado do Amazonas, realizada no auditório Canoas, da Fiocruz Amazônia.

 

Na ocasião, o parlamentar também foi homenageado com um troféu em reconhecimento ao trabalho que realiza no enfrentamento a tuberculose.

 

O evento reuniu médicos e representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), da Policlínica Cardoso Fontes, da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), além de ativistas sociais da área de saúde pública, que tem entre suas lideranças o senhor Euclides José de Souza Neto, coordenador do Comitê de Controle da Tuberculose no Estado do Amazonas e da Associação Katiró.

 

Veja também

Veja também Suzana Pires: Por que falar de dinheiro ainda é um tabu feminino

 

Na abertura do evento, o deputado Luiz Castro destacou a relevante atuação do Comitê na luta contra a tuberculose no Estado, que lamentavelmente registra a maior taxa de incidência da doença no País.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O parlamentar cobrou maior emprenho do Estado e do Município para conter o avanço da tuberculose entre as populações carentes do Amazonas.

  

Foto: Reprodução

 

As autoridades aqui presentes, que representam o Poder Público, precisam fortalecer a parceria com o Comitê, para conhecer as reais necessidades das pessoas que se dedicam a essa causa tão importante para a melhoria da saúde no Estado”, cobrou o parlamentar.

 

A médica pneumologista Joyce Matsuda fez a entrega do troféu ao deputado Luiz Castro, que preside a Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento e Defesa dos Direitos da Pessoa com IST/HIV/AIDS e Tuberculose (Frendhat).

 

Em 2016, o Amazonas registrou 67,2 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes, o que representa mais do que o dobro da média nacional, que foi de 32,4 casos para o mesmo grupo.

 

Esses dados colocam o Estado pelo quarto ano seguido, em primeiro lugar no ranking das unidades estaduais com as maiores taxas de tuberculose no Brasil.

 

Os dados do Ministério da Saúde, divulgados pela FVS, apontam que até o primeiro semestre de 2017, foram registrados 1.108 casos novos, 70 a menos em relação ao mesmo período do ano passado.

 

Fique atento

 

Pessoas que apresentem tosse por mais de três semanas devem procurar um médico.

 

Dentre os sintomas, a tubérculos provoca a falta de apetite, febre, perda de peso, sensação de fraqueza e suor noturno.

 

O tratamento é feito gratuitamente na rede pública de saúde. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.