18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
27/11/2015

Ministério Público vai a Parintins ouvir do cidadão problemas na educação

Foto: Reprodução / Internet

Parintins receberá audiência pública dos procuradores estaduais e federais no próximo dia 2

O Ministério Público Federal e o Ministério Público do Estado do Amazonas convocam toda a população do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) para debater a educação pública oferecida no município, em audiência pública a ser realizada no próximo dia 2 de dezembro, às 19h, no ginásio poliesportivo Elias Assayag, situado na rua Paraíba, bairro Emílio Moreira.


A audiência é promovida pelo projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), que tem o objetivo de levar aos cidadãos informações sobre o direito acesso à educação de qualidade e contribuir para a correta prestação do serviço. Durante o evento, a população local poderá conhecer melhor o projeto e terá espaço para debater questões relacionadas ao sistema de ensino de Parintins.


O evento será coordenado pela procuradora da República Tatiana Dornelles e pela promotora de Justiça de Parintins Yara Marinho. A partir dos debates a serem realizados, os membros dos MPF e do MP/AM pretendem identificar as condições das escolas e verificar a efetividade dos conselhos sociais com atuação na área de educação, além de levantar os motivos dos baixos índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município.


A identificação das escolas e verificação da existência e efetividade de conselhos sociais com atuação na área de educação e a identificação dos motivos de baixos índices de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no município, também são objetivos das ações do MPEduc nas comunidades.

 


Saiba mais sobre o MPEduc


O MPEduc foi lançado no Amazonas no mês de janeiro de 2015, sendo escolhido o município de Rio Preto da Eva para receber as primeiras ações de implantação do projeto por apresentar a menor pontuação no Ideb, com média de 3,5 pontos, enquanto a meta nacional é de 6 pontos. Desde lá, já receberam edições do projeto as cidades de Guajará, Ipixuna.


Na prática, a participação de promotores e procuradores dos Ministérios Públicos Federal e Estadual no projeto resultará em um diagnóstico completo da situação da educação nos locais alcançados pelo. É com base nas informações levantadas que o MPF e o MP-AM ajudarão os municípios no aprimoramento da execução de políticas públicas voltadas para a área e na adequada destinação dos recursos públicos. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.