19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esporte no Amazonas
26/04/2019

Open Internacional Loterias Caixa começa com quebra de recorde mundial no atletismo

Foto: Divulgação

Paranaense Vinícius Rodrigues, da classe T63 (amputado de perna), registrou a melhor marca da história dos 100m. Na natação,pernambucana brilha em seu debute na natação paralímpica

O paranaense Vinícius Rodrigues, 24, estabeleceu um novo recorde mundial na tarde da última quinta-feira, 25, na abertura do Open Internacional Loterias Caixa de Atletismo e Natação, no CT Paralímpico, em São Paulo. O atleta tornou-se o mais veloz da história dos 100m da classe T63, para amputados de perna acima do joelho, ao travar o cronômetro em 11s95.



A competição conta com a participação de 602 competidores de 20 países, sendo 241 da natação e 361 do atletismo. Esta é a principal competição internacional das modalidades sediada no Brasil nesta temporada e se estenderá até este sábado, 27.

 

Veja também 

Ingressos para a terceira edição do Jungle Classic Jiu-Jítsu já podem ser adquiridos


“Estou muito feliz. O trabalho está sendo bem feito com toda a equipe do Comitê Paralímpico Brasileiro. Há três semanas recuperei-me de lesão na coxa direita. Fiquei parado, mas consegui fazer uma marca boa e estou feliz. Teve um erro técnico no fim da corrida, o que indica que eu ainda tenho muitas coisas boas a fazer neste ano", disse o atleta, que amputou a perna esquerda acima do joelho após sofrer um acidente de moto aos 19 anos, em Maringá, Paraná.


Outro velocista que retornou às competições após se recuperar de um problema de saúde foi Petrúcio Ferreira. No início do ano, o paraibano se acidentou em um rio e passou por cirurgias odontológicas. Na tarde desta quinta-feira, o recordista mundial da classe T47 (10s50), para amputados de braço, completou os 100m em 10s52.


“Esta marca representou muito pra mim. Fiquei a dois centésimos do meu melhor tempo, que é 10s50. Então, consegui voltar. Mesmo não estando 100% ainda. Mas consegui mostrar que retornei ainda melhor. Para as próximas, eu espero conseguir melhorar ainda mais as minhas marcas”, comentou o atleta de 22 anos.


A principal performance do dia na natação ficou por conta da pernambucana Maria Carolina Gomes. Já na eliminatória, na parte da manhã, ela quebrou o recorde das Américas dos 100m livre S12, para pessoas com baixa visão. O tempo de 59s65, entretanto, durou apenas até a final, no início da noite desta quinta-feira, 25, em que novamente melhorou sua marca, com 59s45. O recorde anterior pertencia à americana Rebecca Meyers, que no início deste mês registrou 1min00s84.

 


"Eu estou muito feliz em representar o Brasil e não conseguia disfarçar minha alegria. É minha primeira competição e já pude conquistar uma medalha. Eu ainda nado os 50m livre, 100m peito e os 100m borboleta e espero conquistar ainda mais resultados expressivos, dando o meu melhor", disse a atleta de 34 anos, que ainda nadará os 50m livre, os 100m peito e borboleta.


Neste primeiro dia de disputas do Open Internacional Loterias Caixa 2019, além do recorde mundial estabelecido por Vinicius Rodrigues, foram registrados 11 novos recordes das Américas no atletismo e um na natação.

 

Fotos: Divulgação


O Open Loterias Caixa de Atletismo e Natação é chave para a classificação aos respectivos Mundiais e aos Jogos Parapan-Americanos de Lima, que acontecerão no segundo semestre. Vale ressaltar também que o evento faz parte do Grand Prix de atletismo e da World Series de natação, que são circuitos organizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, em inglês). As Seleções Brasileiras também têm a concorrência de atletas de clubes nacionais, que atingiram os índices estabelecidos para obter a classificação ao Open.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Além do Brasil, África do Sul, Argentina, Chile, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Honduras, Índia, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela estarão representados no Open Internacional Loterias Caixa 2019.


Resultados


Acompanhe os resultados do Open Internacional Loterias Caixa em tempo real, pelo aplicativo "Open Loterias Caixa", disponível para dispositivos iOS e Android.


Patrocínios


O paratletismo tem patrocínio das Loterias Caixa e da Braskem.


A natação tem patrocínio das Loterias Caixa.

 

Programação*


Atletismo


Sexta-feira (26/04) -8h às 11h30 e 14h30 às 18h


Sábado (27/04) - 8h às 11h30


Natação


Sexta-feira (26/04) - 9h às 12h e 17h às 19h


Sábado (27/04) - 9h às 12h e 17h às 19h


*Sujeita a alterações

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.