19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
05/02/2016

Órgãos de Segurança iniciam operação integrada no Sambódromo e eventos de Carnaval 2016

Foto: Fotos: Divulgação/Assessoria de Comunicação da SSP-AM

Secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fonte

 Órgãos do Sistema de Segurança Pública do Amazonas (Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito e Secretaria de Segurança Pública) iniciaram, na quinta-feira, 4 de fevereiro, as ações integradas voltadas para o Carnaval 2016.

 

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o plano Tático Integrado de Segurança (PTI) que será aplicado na operação "Carnaval 2016" conta com a participação direta de, aproximadamente, 3 mil servidores, entre policiais e agentes públicos de órgãos estaduais e municipais. As ações visam garantir a segurança da população em geral e do público dos eventos carnavalescos.

 

No Sambódromo, Dom Pedro, zona centro-sul, a SSP-AM instalou o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-AM), que reúne todos os órgãos envolvidos nos eventos, desde o desfile das escolas do grupo especial, ‘Bloco das Piranhas’, encerrando com a programação do Carnaboi. No sábado, dia 6, ao todo, cerca de 1.000 servidores irão atuar nas ações de segurança.

 

O CICC-L reúne representantes dos órgãos do sistema de segurança que atuam de forma integrada para garantir pronta resposta no caso de alguma eventualidade. A plataforma de Observação Elevada (POE) reforça a atuação dos órgãos por meio da supervisão da movimentação do local. Câmeras de segurança foram colocadas em posição estratégica para monitorar o perímetro de segurança no centro de convenções.

 

Todas as ações serão acompanhadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle do Amazonas (CICC-AM) da SSP-AM. O maior efetivo será empregado nos eventos realizados no Centro de Convenções, Sambódromo, no Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, como o Desfile das Escolas de Samba.

 

“O grande diferencial da Central Integrada de Fiscalização é a tomada de decisão rápida para as irregularidades e problemas que forem constatados, graças à presença de todos os órgãos juntos. Se houver necessidade de interdição do evento, por exemplo, os órgãos da prefeitura já estarão no local”, explicou o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes.

 

Polícia Militar

 

Comandante Geral da PMAM, Marcus Frota

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atuará no policiamento ostensivo do local e arredores, assim como nas demais áreas onde ocorrerem eventos durante o período. Além do patrulhamento convencional, também será realizado um policiamento especializado, cotando com equipes do Esquadrão Antibombas, da Tropa de Choque, Comando de Operações Especiais (COE) e o Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), segundo informou o comandante-geral da PM, coroenl James Frota. “O objetivo maior é garantir uma festa tranquila aos brincantes”, disse.

 

Polícia Civil

 

Delegado geral, Raimundo Acioly

 

A Polícia Civil do Amazonas vai reforçar as equipes das delegacias localizadas nas proximidades do Sambódromo. Componentes do Grupo Força Especial de Resgate e Assalto (Fera) também poderão ser acionados em casos de eventualidades. Segundo o delegado geral, Raimundo Acioly, todas as ações serão acompanhadas de perto. “Além do 10º DIP, que a delegacia responsável pela área, dentro do Sambódromo, um equipe especial estará a postos junto à base do Centro Integrado de Comando e Controle para atender a todas as demandas de polícia judiciária”, afirmou.

 

Corpo de Bombeiros

 

O Corpo de Bombeiros contará com efetivo de 40 bombeiros em cada uma das duas primeiras noites dos desfiles de Carnaval e nos demais eventos no local. “Também teremos um ponto-base montado perto do Sambódromo, para atender todas as possíveis ocorrências”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Fernando Sérgio.

 

Detran-AM

 

Diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoz(Fotos: Divulgação/

Assessoria de Comunicação da SSP-AM)
 

O Departamento Estadual de Trânsito, Detran-AM, que deu início à campanha "Carnaval 2016", vai realizar blitze permanentes de fiscalização da Lei Seca, em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar. Até a Quarta-feira de Cinzas, dia 10, também estará em vigor o "Disque-Pileque", uma parceria entre o Detran-AM e a Associação dos Condutores de Ambulância do Amazonas. Os socorristas receberão as chamadas por meio do telefone 3642-6708.

 

De acordo com o diretor-presidente do Detran-AM, Leonel Feitoza, a população poderá contar com serviço de táxi com preços especiais durante esse período. “Todas as ações estão voltadas à preservação da vida, por isso em parceria com as associações de radiotáxi Tucuxi, Parintins, Golfinho e Tocantins vão ser oferecidos valores diferenciados para aqueles que solicitarem o serviço e evitarem assim a embriaguez ao volante”, informou Leonel.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.