29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
06/07/2015

Papa afirma que atenção às famílias mais pobres é 'dívida social', e não esmola

Foto: Vincenzo Pinto / AFP

Francisco celebrou missa campal para cerca de 600 mil fiéis em Guaiaquil.

Em sua primeira grande missa durante a visita à América Latina, o Papa Francisco pediu que as famílias afetadas pela "falta de amor, trabalho, doenças e problemas" tivessem mais acesso a serviços de assistência social. O pontífice ministrou uma missa campal para mais de 600 mil pessoas em Guaiaquil, no Equador, na tarde desta segunda-feira. Ao final da tarde, ele segue para a capital Quito, onde se reunirá com o presidente Rafael Correa.


Conforme ele afirmou durante a cerimônia realizada no Parque Samanes, o cuidado com essa população não se trata de "esmola", mas de uma "dívida social":

 

- Quantos anciãos se sentem deixados de fora. Quantas mulheres sozinhas e tristes se perguntam quando o amor se foi - questionou Francisco, que dedicou sua homilia aos males da família moderna, um dos grandes desafios de seu pontificado.

 

O Papa iniciou seus compromissos em Guaiaquil pelo Santuário da Divina Misericórdia, localizado a 27 quilômetros da cidade portuária. No local, ele fez uma oração de 20 minutos para dois mil convidados: pacientes com câncer, idosos abandonados, crianças com câncer e fiéis de algumas das partes mais pobres da Guaiaquil.

 

Ao chegar ao santuário, Francisco brincou com os fiéis:

 

- Dou a benção a vocês. Não, não vou cobrar nada, mas peço, por favor, que rezem por mim. Prometem?

 


Fiéis aproveitaram para tirar selfie com o pontífice, ao longo de seu desfile a bordo

co papamóvel no Parque Samanes. ( Foto: Jose Miguel Gomez / Reuters)


Para missa campal, uma multidão de pessoas já se aglomerava no local desde a noite de domingo. Os peregrinos faziam vigília em meio a canções e orações para receber o Papa.

 

Um dos fiéis era o motorista de ônibus Vicente Huilcatoma, de 47 anos. Depois de caminhar 40 quilômetros, ele chegou durante a tarde de domingo em Samanes para encontrar um bom lugar para ver o papa.

 

- Estou cansado, com fome, não dormi, mas também sinto emoção e alegria em meu coração. Vim para a área mais próxima para ver Francisco. Vou rezar pela saúde de minha esposa e minhas filhas. Elas não puderam estar aqui comigo - disse.

 


Mais de um milhão de pessoas aguarda a chegad do Papa no Parque Samanes,

em Guayaquil. ( Foto: Jose Miguel Gomez / Reuters)


Guaiaquil, localizada a 270 km da capital, é a cidade mais populosa do país, com 2,5 milhões de habitantes. Ela não estava nos planos originais da visita de Francisco, que alterou sua agenda para se encontrar com os fiéis daquela cidade.

 

Após a missa, o Papa visitará o Colégio Jesuíta Javier onde cumprirá duas atividades privadas: um encontro com um velho amigo, o espanhol Francisco Garcia Cortez mais conhecido como Padre Paquito, que ele não vê há 30 anos, e almoçar com um grupo de 20 sacerdotes jesuítas de todo o país.

 

Até o fim da tarde, Francisco retorna a Quito para completar o dia com uma reunião privada com o presidente Correa e, na sequência, vai visitar a Catedral, onde deverá apresentar um discurso.

 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.