24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
25/11/2015

Para fuga de Cerveró, Delcídio pensou até nos aviões de fretes da Rico

Foto: Reprodução / Internet

Empresa que já teve voos comerciais, Rico hoje vive de pequenos voos de fretes regionais

Áudios de gravações de interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça, e que começaram a ser divulgados nesta tarde de quarta-feira (25) mostram claramente a participação do líder do governo Dilma no Senado, Delcídio Amaral (PT-MS), em um plano para atrapalhar o andamento da operação Lava Jato e dar fuga para fora do país ao ex-diretor da área internacional da Petrobrás Nestor Cerveró, preso na carceragem de Curitiba.


Em uma conversa de pouco mais de uma hora e meia, Delcídio combina com o filho de Cerveró, Bernardo, e com o seu advogado, Edson Ribeiro, uma estratégia para tirar Nestor do país. E aí são cogitados os países sul-americanos Paraguai e Venezuela, este por não integrar o Mercosul.


Nesse longo bate-papo na madrugada do último dia 4, no quarto do hotel Royal Tulip, em Brasília, onde Delcídio se hospedava, surge o nome da empresa Rico Táxi Aéreo, que opera desde Manaus.


Delcídio disse que nos anos 90 fez vários voos com a empresa, nas aeronaves Bandeirantes, e Edson completa que também conhece bem o proprietário da Rico porque advoga para ele “há uns trinta anos”. E por essas razões é que o grupo cogitou usar os serviços da empresa para tirar Nestor Cerveró do país.


Mal sabiam eles que a Rico, que já foi a maior empresa regional de aviação do país, e chegou a ter voos de linhas regulares, hoje opera apenas com fretes dentro do Amazonas. Em 2011 teve sua licença cassada pela Agência Nacional de Avião Civil (Anac) para operar voos comerciais. Por falta de estrutura.


A Rico já esteve envolvida com a Petrobrás, de 1974 a 1982, quando fazia o transporte de funcionários que prospectavam petróleo e gás no Amazonas.


Confira trechos da conversa que embasou a prisão de Delcídio Amaral e onde a Rico é citada. Bernardo Cerveró foi procurado pelo senador petista e ouviu, sem contestar, a proposta de Delcídio para que Nestor Cerveró não o denunciasse numa colaboração premiada. Em troca, Cerveró teria fuga garantida do país e um “mensalinho” de R$ 50 mil. Bernardo gravou o encontro, em que a proposta criminosa foi feita por Delcídio, e passou o material ao Ministério Público.


BERNARDO: É, eu já até pensei, a gente tava pensando em ir pela Venezuela, mas acho que... deve se sair, sai com tornozeleira, tem que tirar a tornozeleira e entrar, acho que o melhor jeito seria um barco... É, mais porque aí chega na Espanha, pelo menos você não passa por imigração na Espanha. De barco, de barco você deve ter como chegar...


EDSON: Cara é muito longe.


DELCÍDIO: Pois é, mas a idéia é sair de onde de lá?


BERNARDO: Não, da Venezuela, ou da...


EDSON: É muito longe.


....


DELCÍDIO: Não mas a saída pra ele melhor, é a saída pelo Paraguai...


BERNARDO: Mercosul...


EDSON: Mercosul, porque o pessoal tem convenções no Mercosul, a informação é muito rápida.


DELCÍDIO: É?


EDSON: É


EDSON: E ao inverso… seria melhor, porque ele tá no Paraná, atravessa o Paraguai...


DELCÍDIO: A fronteira seca...


......


BERNARDO: Não, aí tem que tirar a tornozeleira, vai apitar e já tira na hora que tiver, ou a gente conseguir alguém que...


EDSON : ... a gente vê horário, tudo certinho, o que que dá pra fazer, até um avião particular, embora pra lá, talvez seja o ideal, entendeu...


BERNARDO: É...


EDSON : Não sei o custo disso, vou apurar tudo isso eu tenho amigos que tem empresa de taxi aéreo, de aviação, entendeu, ver com eles qual o custo disto, a gente bota no avião e vai embora.


DIOGO: Mas estes de pequeno porte eles cruzam?


EDSON: vai até... Hã...


DIOGO: Estes de pequeno porte eles cruzam?


BERNARDO: Deve parar na Madeira, alguma coisa assim.


EDSON: Depende, se você pegar um...


DELCÍDIO: Não, depende do avião.


EDSON: Citation


DELCÍDIO: Não, não Citation tem que parar no meio..., tem que pegar um Falcon 50, alguma coisa assim...


DIOGO: Mas pára na Venezuela...


DELCÍDIO: Aí vai direto, vai embora...


EDSON: Se for direto ótimo.


DELCÍDIO: Desce na Espanha


DIOGO: Sai daqui já desce lá


DELCÍDIO: Falcon 50, o cara sai daqui e vai direto até lá...


EDSON: Vai Vai. Eu quero viajar contigo com aviões (…) a empresa é a Rico linhas aéreas, é de um amigo meu, sou advogado dele há trinta e tantos anos... só que eu sei que eles quebraram lá em Manaus, não sei se eles estão operando em algum lugar.


DELCÍDIO: A Rico eu voei com eles quando ainda tava na Shell, era uma empresa deste tamaninho assim.


DIOGO: Como era o nome deste homem?


EDSON: Era o dono, Munur Yutsever, era conhecido como Mickey, o dono, e os filhos hoje é o Átila e o Metin, e tem o tio que é o Omar, Omar Yutsever, é, Átila Yutsever.


DELCÍDIO: Eu andava direto na época que nós estávamos abrindo uma mina de bauxita pela (Biliton) lá em.


EDSON: Qual o ano?


DELCÍDIO: Isto foi mil novecentos... acho que noventa e um, e nós tínhamos eles eles.


EDSON: Tava em Manaus?


DELCÍDIO: É, a base era Manaus, mas eles atendiam a gente, que a nossa base era Santarém e e e


EDSON: Eles tinham muito bandeirantes.


DELCÍDIO: É é nós voávamos com bandeirantes


EDSON: DC3 Bandeirantes


DELCÍDIO: Rico Táxi Aéreo, isso mesmo … mas aí existe hoje ainda.


EDSON: Até pouco tempo caíram dois aviões dele, Manaus eu não sei se eles fecharam, não sei o que aconteceu, hoje eu tô afastado desde algum tempo.

 


Fonte: Época 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.