18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
14/04/2019

Pete Buttigieg cresce entre o eleitorado com discurso progressista e inovador em busca da candidatura à Presidência

Foto: The New York Times

Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, no estado de Indiana, aparece em terceiro nas pesquisas na disputa pela candidatura democrata

Pete Buttigieg, o prefeito de 37 anos de South Bend, Indiana, atraiu multidões entusiasmadas em sua primeira visita de campanha ao estado no último fim de semana de março.

 

Isso aconteceu depois de uma série de aparições bem recebidas na TV nacional, que ajudaram a alimentar sua nova popularidade: uma pesquisa em Iowa mostrou que ele subiu para o terceiro lugar na corrida pela candidatura democrata para a eleição presidencial de 2020, e uma pesquisa nacional da Quinnipiac mostrou que ele subiu para quinto e está empatado com a senadora Elizabeth Warren.


— Isso deveria ser um pequeno encontro de perguntas e respostas — disse ele a centenas de pessoas em um ginásio de faculdade em Rock Hill, depois que seu evento foi transferido da biblioteca para acomodar um público maior.


Veja também

ONU quer mais participação feminina em operações de manutenção de paz


Muitos democratas atraíram multidões impressionantes no início deste ciclo da campanha presidencial, um reflexo do desejo reprimido dos eleitores do partido de impedir a reeleição do presidente Donald Trump em 2020. Mas as aparições de Buttigieg — veterano da guerra no Afeganistão — na TV em âmbito nacional ampliaram seus seguidores, que ele cultivou com respostas detalhadas, sinceras e às vezes pessoais em eventos em Iowa e New Hampshire, e com sua posição progressista e inovadora em algumas políticas.


Depois de 40 minutos na torre da CNN em 10 de março, uma onda de doações levou-o a romper o limite de 65 mil doadores, qualificando-se para os primeiros debates democratas em junho. A pesquisa Emerson, em Iowa, mostrou Buttigieg alcançando o terceiro lugar, atrás do ex-vice-presidente Joe Biden e do senador Bernie Sanders — enquanto uma pesquisa de janeiro o mostrava em zero.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


E, na Carolina do Sul, veio finalmente o esclarecimento para uma questão que ainda paira sobre o candidato: a pronúncia de seu sobrenome.


— É “Boot-Edge-Edge” — afirmou, com o exemplo do som em inglês.


O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.