20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
29/08/2015

Policiais presos no Batalhão de Guarda são castigados porque comandante da PM não gostou de notícia que vazou para a imprensa

Foto: Divulgação

Fotografias da denúncia feita ao portal mostram que o colchão do policial punido é jornal no chão

Depois de inspeção surpresa feita pela Diretoria de Justiça e Disciplina, da Polícia Militar ao Batalhão de Policiamento de Guardas (BPG), no último sábado (22), a situação de seis dos 50 policiais que estão presos no local piorou muito. Tudo porque, segundo denunciam seus familiares, vazou para a imprensa que esse pequeno grupo não estava na carceragem na hora da visita da diretoria. "Isso deixou o comandante do batalhão bastante chateado e a partir daí os seis vêm sofrendo retaliações e até castigos físicos", denuncia familiar de um deles ao PORTAL DO ZACARIAS.


O pai de um desses policiais disse que o comandante-geral da Polícia Militar também não gostou nada de saber que a ausência dos presos no BPG vazou e foi divulgada por um jornal local. "Os seis que estavam ausentes vêm sofrendo punições muito severas, como a de ter de dormir no chão frio de cimento. Isso é desumano. A Comissão de Direitos Humanos da OAB bem que poderia interceder por eles, porque embora sejam culpados por alguma infração, não merecem esse tratamento. Nem nos presídios os criminosos recebem esse tipo de castigo", disse o pai.


Oficial fica de voyeur nas visitas íntimas

 

Advogados e familiares ouvidos pelo PORTAL DO ZACARIAS fazem outras graves denúncias contra o comando da Polícia Militar. Segundo eles, um certo major Morrilas (major Juan Pablo Moraes Morrilas) está causando constrangimentos durante as visitas íntimas das mulheres aos policiais presos. "Ele vai lá brechar. Tem um cabo que a mulher dele ficou superconstrangida com o major olhando a visita íntima dos dois", disse um policial.

 

 

Cama do policial militar depois da punição do comando da sua instituição

 

 

Aos amigos, as benesses 

 

Um advogado de defesa dos policiais disse que um deles conseguiu sair do castigo depois que a advogada dele falou diretamente com o coronel Gouvêa. "Ele determinou que o cliente dela, que é amigo, fosse separado do restante e voltou a ficar num local confortável. Os amigos do coronel possuem privilégios, inclusive viaturas para levar os amigos em casa e etc.", complementou.

 

"Vamos ao governador se for preciso para que o comandante da PM não faça isso com os rapazes. A medida do castigo é desproporcional à transgressão que possam ter cometido. Se vazou para a imprensa é porque os próprios policiais, que não gostam do comandante, fazem questão de denunciar aberrações como essa", disse a mãe de outro preso.

 

Dormindo no chão frio, tratados como animais, segundo os denunciantes, os policiais militares podem ter problemas de saúde. “Meu filho foi colocado em um quarto onde meses antes havia um PM com tuberculose. Isso é inaceitável”, afirmou a mãe.

 

Ela conta ainda que os soldados são mantidos em regime de solitária. “Eles não podem falar com a família, estão vivendo isolados. Não podem fazer isso com um policial. Estão tirando sua moral. Como é que eles vão voltar para as ruas depois para combater bandidos?”, questionou.

 


Guardas são presos pelo comandante-geral durante revista

 

A visita que membros do órgão de disciplina da Polícia Militar fizeram no dia 22 foi sem avisar ao comando do BPG, que fica na avenida Margarita, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte. Na ocasião, o comandante da Polícia Militar, Gilberto Gouvêa, prendeu em flagrante um sargento e uma cabo que estavam responsáveis pela unidade naquele momento porque teriam, no juízo do comando, permitido que os seis colegas se ausentassem temporariamente, já que voltaram horas depois.  

 

A equipe de reportagem do PORTAL DO ZACARIAS pediu informações do Comando-Geral da Polícia Militar por meio de sua assessoria de comunicação, mas não recebeu resposta. 

 

 

 

Condições da única geladeira para atender a todos 

mostram que os presos estão com saúde exposta a risco  

(Fotos: Divulgação) 

 

LEIA MAIS
COMENTÁRIOS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.