25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
30/11/2015

Praias da Manaus Moderna e São Raimundo geram 4,6 mil t de lixo em 2015

Foto: Divulgação

O que se vê em Manaus é a falta de consciência ambiental, e o retrato são os igarapés fétidos

Mais de 80 trabalhadores da Prefeitura de Manaus estão, nesta segunda-feira, 30, envolvidos no serviço de limpeza de igarapés na região do São Raimundo e Manaus Moderna. O serviço, considerado uma das modalidades mais caras do mundo, é realizado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) todos os dias, com equipes divididas em diversos bairros da cidade.


Só estes dois locais, juntos, geraram 4,6 mil toneladas de lixo no acumulado deste ano. Foram retiradas 2.339 toneladas de resíduos da Manaus Moderna e 2.305 toneladas da praia do São Raimundo. “Estas são regiões problemáticas, de muito acúmulo de lixo e incidências extremas de seca e cheia. O serviço de limpeza, nestes locais, é realizado frequentemente, juntamente com o trabalho de conscientização da Semulsp”, explicou Paulo Farias, secretário da Semulsp.


Segundo Paulo Farias, a grande concentração de barcos atracados nos locais e a presença de feirantes são agravantes da situação. “Temos buscado diálogo com a comunidade do entorno dessas áreas e os resultados melhoraram, mas ainda precisamos avançar mais neste sentido. No entorno do Mercado Adolpho Lisboa, na Manaus Moderna, a Semulsp já vem trabalhando uma modalidade de coleta diferenciada, com a presença do carro coletor por mais tempo e a colaboração direta dos feirantes, que depositam os resíduos diretamente no carro, evitando que o lixo fique exposto nos contêineres”, disse o secretário, ressaltando que as equipes de limpeza da Semulsp acessam, ainda, as balsas e barcos presentes no entorno, para ensinar sobre os cuidados com o lixo.

 

Toneladas e mais toneladas de lixo são retiradas todos os anos

 

Balanço de nove meses


No acumulado deste ano (de janeiro a setembro) este serviço de limpeza de igarapés já recolheu 6.486,3 toneladas de resíduos sólidos dos igarapés e córregos de Manaus, média de 24 toneladas por dia, em uma extensão executada de 121,3 quilômetros. Nesta segunda-feira, 30, a Semulsp iniciou, ainda, a limpeza do igarapé do São José dos Campos (rua São Paulo).
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.