18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
10/12/2018

Prefeito de Niterói é preso em operação da Polícia Civil e do Ministério Público do Rio de Janeiro

Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo

O prefeito Rodrigo Neves na chegada à Cidade da Polícia, no Jacarezinho

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT-RJ), foi preso na manhã desta segunda-feira por policiais civis e por integrantes do Ministério Público do Estado do Rio, em uma operação batizada de Alameda.

 

Agentes chegaram ao prédio em que ele mora, em Santa Rosa, por volta das 6h. Duas horas depois, o prefeito foi levado para a Cidade da Polícia, no Jacaré, na Zona Norte do Rio.

 

De acordo com a investigação do MP-RJ e da Polícia Civil, o esquema envolvia o pagamento de propina por empresários do setor de transportes a agentes públicos da cidade. Entre os anos de 2014 e 2018, teriam sido desviados aproximadamente R$ 10,9 milhões dos cofres públicos para pagamentos ilegais. A ação é um desdobramento da Operação Lava Jato no âmbito estadual.


Veja também

Governador eleito de RR detalha prioridades para apresentar a Temer


Além de Rodrigo Neves, foram presos o ex-secretário municipal de Obras do município Domício Mascarenhas de Andrade e os empresários João Carlos Félix Teixeira, presidente do consórcio TransOceânico e sócio da Viação Pendotiba, e João dos Santos Silva Soares, presidente do consórcio Transnit e sócio da Auto Lotação Ingá.

 

O grupo é acusado de integrar uma organização criminosa para a prática dos crimes de corrupção ativa e passiva.

 


Domício Mascarenhas, ex-secretário de Obras de Niterói, na
chegada

à Cidade da Polícia (Foto: Marcia Foletto / Agência O Globo)

 

A operação foi baseada na delação premiada do ex-dirigente da Fetranspor Marcelo Traça, com o Ministério Público Federal e do compartilhamento de provas autorizado pela 7ª Vara Federal.


Todos os acusados responderão por corrupção ativa e passiva e organização criminosa.


Na sede da Prefeitura de Niterói, no Centro da cidade, também foram realizadas buscas no gabinete de Rodigo Neves. O delegado Adilson Palácio, da DRCPIM deixou o local com um malote contendo documentos. Por volta das 10h, integrantes do MP que estavam na prefeitura deixaram o prédio. Com a saída deles, o acesso de funcionários foi liberado.


Outras equipes foram deslocadas para as sedes de oito empresas de ônibus que prestam serviço no município. Além disso, são alvos também escritórios dos consórcios Transoceânico e Transnit, e do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro (Setrerj).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


A operação é executada pela da Polícia Civil, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), ambos do MP.

 


Policiais civis e integrantes do Ministério Público durante operação

na Prefeitura de Niterói (Foto: Fabiano Rocha / Agência O Globo)

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.