25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
30/06/2015

Prefeitura estimula atividades de integração entre estudantes e servidores da Saúde Bucal

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu nesta terça-feira, 30, a primeira Oficina de Integração Ensino-Serviço para profissionais da área de Saúde Bucal, além de estudantes e representantes de universidades de Manaus, em iniciativa que visa promover, por meio de novas metodologias, a reflexão e a elaboração de propostas para a integração ensino-serviço, preparando estagiários que atuam na Semsa para atender a população de Manaus como futuros profissionais.


O evento aconteceu na Escola da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, nesta terça-feira, e teve como público-alvo cirurgiões-dentistas que atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Zona Oeste de Manaus. “Os profissionais do Distrito de Saúde Oeste foram os primeiros contemplados com o novo processo de integração, que deve se estender aos Distritos de Saúde Norte, Oeste e Sul”, explicou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.


Este ano, a Semsa já recebeu aproximadamente três mil estagiários de diferentes áreas da saúde, colaborando com a formação de profissionais que no futuro poderão atuar na rede pública de saúde. “A oficina foi elaborada como uma forma de melhorar a qualificação dos profissionais de saúde bucal que irão atuar como preceptores dos estagiários no próximo semestre. A expectativa é de que estejam mais qualificados para receber os alunos e possam aproveitar melhor a oportunidade de troca de experiências, com o estagiário trazendo a teoria da universidade e o profissional contribuindo com a prática e a vivência no serviço”, destacou a técnica de Saúde Bucal do Disa Oeste, cirurgiã-dentista Liege Franco de Sá.


Para o cirurgião-dentista Davi Mendes Costa, que atua na Estratégia Saúde da Família há dez anos, o mais importante na integração ensino-serviço é oferecer uma oportunidade para que os futuros profissionais conheçam a realidade da atuação no serviço público. “A parte técnica e teórica a universidade já oferece muito para os alunos, que trazem informações atualizadas. O mais importante é que os estagiários tenham a experiência de conviver com a população, ver onde essas pessoas moram, conhecer as necessidades delas, saber sobre os recursos disponíveis para o atendimento, saber ouvir, aprender a informar de forma que não seja tão técnica e a desenvolver um trabalho em equipe”, informou Davi Costa.


A oficina foi conduzida pela chamada metodologia ativa, que permite o diálogo, a participação, o levantamento de conhecimento prévio e o compartilhamento de saberes. Foram discutidas questões como o papel do profissional na equipe multidisciplinar da ESF, as mudanças que estão ocorrendo na grade curricular, o compartilhamento de experiências e a construção de propostas.


A professora Janete Maria Vieira, da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), ressaltou que a integração ensino-serviço é um movimento que está em expansão, sendo que os ministérios da Saúde e da Educação têm buscado estratégias para fortalecer esse trabalho. “Não há um melhor que o outro, há momentos diferentes em que se deve trabalhar, mas os dois precisam estar juntos. Todos os cirurgiões-dentistas que atuam na Semsa vieram da academia, que por sua vez precisa cada vez mais ter uma produção que sirva aos serviços, beneficiando a população manauara”, afirmou a professora.


As próximas oficinas sobre Saúde Bucal direcionadas aos profissionais dos demais Disas da cidade devem continuar a partir de agosto desse ano.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.