29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
09/10/2015

Prefeitura finaliza entrega de documentos do Bolsa Pós-Graduação com mais de 1,8 mil inscrições

Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Manaus encerrou, nesta sexta-feira, 9, a entrega dos documentos comprobatórios dos classificados na segunda chamada do Programa Bolsa Pós-Graduação (PBPG). Nos dois dias de processo, de acordo com dados do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), foram confirmadas as inscrições de 1,1 mil estudantes. Com os 729 estudantes garantidos na primeira chamada, há duas semanas, o primeiro edital do Bolsa Pós-Graduação totaliza mais de 1,8 mil estudantes de baixa renda beneficiados com bolsas de estudo de especialização para 2016.

 

 

O número final de estudantes contemplados nas duas chamadas supera as 1.264 vagas oferecidas inicialmente pelas cinco Instituições de Ensino Superior (IES) que aderiram ao programa. O saldo “superior” aconteceu, de acordo com a Prefeitura de Manaus, porque parte das universidades parceiras optaram – para a segunda chamada – por oferecer um número a mais de bolsas de 50% na modalidade voluntária.

 

 

Além da modalidade voluntária prevista nas leis que regem o programa, cujas bolsas são oferecidas pelas IES de acordo com suas políticas educacionais, o PBPG também era constituído por vagas oriundas de isenção de tributos e compensação tributária (CCT). Estavam aptos a concorrer os estudantes já graduados, residentes em Manaus, e cuja renda familiar per capita não ultrapassasse a faixa de dois salários mínimos e meio (R$ 1.970). Assim como no caso do Programa Bolsa Universidade (PBU), os estudantes contemplados terão de participar do programa de contrapartida do Município.

 

 

A diretora-geral da Espi, Luiza Bessa Rebelo, considera o resultado do primeiro edital do Bolsa Pós-Graduação “sucesso absoluto”. “A alta procura dos estudantes, desde a abertura das inscrições, já mostra que o PBPG é sucesso absoluto. Ele mostra que a Prefeitura de Manaus, na gestão do prefeito Arthur, está no caminho certo de investir na população. O Bolsa Universidade abriu as portas para o ensino superior a muitas pessoas que não teriam como pagar, e o Bolsa Pós-Graduação complementa um ciclo significativo para a formação acadêmica e profissional da população de Manaus”, afirma Luiza.

 

 

Mais de um mês de processo

 

 

O Programa Bolsa Pós-Graduação foi lançado no dia 31 de agosto e abriu inscrições eletrônicas no dia 2 de setembro. Para facilitar a adesão da população, foram credenciadas 35 lan houses em todas as zonas da cidade. Ao fim do período de inscrições, em 13 de setembro, a Prefeitura registrou o cadastro de mais de 7,2 mil estudantes interessados em disputar as vagas por meio da análise socioeconômica e de renda. O resultado oficial da primeira chamada foi anunciado no dia 18 do mesmo mês, com 1.193 habilitados.

 

 

Entre os dias 22 e 24 de setembro, a Espi recebeu os documentos comprobatórios dos estudantes classificados para a primeira chamada – período em que foram efetivamente inscritos 729 estudantes. Os demais, de acordo com a Espi, ou não compareceram ou não conseguiram comprovar as informações prestadas durante a inscrição. Já a lista referente à segunda chamada do programa foi anunciada no dia 5 de outubro. Como na primeira etapa, os novos classificados tiveram dois dias – 8 e 9 de outubro – para fazer a entrega dos documentos.

 

 

Participaram do primeiro edital do PBPG as seguintes Instituições de Ensino Superio (IES): Universidade Nilton Lins, Faculdade Martha Falcão, Faculdade Salesiana Dom Bosco, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) e Escola Superior Batista do Amazonas (Esbam).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.