16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
01/12/2015

Presidente do Ipem-AM põe nesta quarta nova operação nas ruas para proteger consumidores

Foto: Reprodução / Internet

Mais uma vez, o presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, comandará pessoalmente uma operação do órgão

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-AM), dará início nesta quarta-feira, 2 de dezembro, às 9h, à Operação Especial Boas Festas.

 

O objetivo é verificar o peso e qualidade dos produtos natalinos que estão à venda no comércio da cidade. A ação segue até o dia 17 de dezembro de 2015. 

 

Durante a operação, os fiscais do Ipem-AM verificarão os produtos natalinos destinados às ceias de Natal e Ano Novo, tais como pernil, chester, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, castanhas, nozes, panetones, frios e vinhos, entre outros. Será observado se a quantidade informada na embalagem corresponde ao peso declarado pelo fabricante.                                

 

Na área da qualidade industrial, serão fiscalizados luminárias natalinas, pisca-piscas, brinquedos e têxteis (roupas) para verificar a conformidade dos produtos, pois é obrigatório que os mesmos possuam o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que garante que o produto não oferece riscos à segurança das crianças se for utilizado de acordo com as recomendações da faixa etária e de instruções de uso. 

 

Etapas - Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André Brito, a operação especial será realizada em duas etapas. “A fiscalização será realizada 'in loco' com pré-exames e, caso seja encontrado produtos com indícios de erros, os mesmos serão coletados para serem periciados no laboratório de pré-medidos do Ipem”, disse Márcio Brito.

 

Irregularidades

 

Caso haja alguma irregularidade nos produtos, os proprietários serão autuados e terão um prazo de dez dias para apresentar defesa escrita junto ao Ipem-AM. As multas podem variar entre R$ 980 e R$ 500 mil. 

 

Alerta

 

O consumidor deve ficar atento ao fazer a aquisição de um produto para não ser lesado em relação ao peso e a segurança dos mesmos. 

 

Reclamação

 

Em casos de dúvidas, o consumidor que se sentir lesado com relação ao peso ou certificação do produto, pode entrar e 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.