19 de Abril de 2024 - Ano 10
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Educação
20/07/2016

Projeto da rede pública estadual do Amazonas é apresentado em congresso realizado em São Paulo

Foto: Secom

O professor doutor em Matemática e técnico da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Aldemir Malveira,

Na última semana, o professor doutor em Matemática e técnico da Gerência de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Aldemir Malveira, defendeu o seu artigo intitulado “A utilização do iniciador do Google como ferramenta no processo avaliativo em Matemática - uma experiência no Amazonas, região Norte do Brasil”, na Universidade Cruzeiro do Sul (Unicsul), em São Paulo.


O evento foi realizado entre os dias 13 e 16 de julho e teve como tema “A educação na contemporaneidade: desafios e possibilidades”.
O trabalho desenvolvido pelo professor Aldemir Malveira é um relato de experiência que teve como objeto de estudo um experimento com o formulário do Google como ferramenta capaz de avaliar as habilidades cognitivas dos alunos.

 

A metodologia é parte do projeto “Amazonas + Conectado”, ação do Governo do Estado, via Seduc, que visa fomentar o uso de novas tecnologias no ensino. O projeto soma-se a ações como a disponibilização de notebooks e tablets para uso pedagógico de professores, expansão da conectividade nas escolas da rede estadual, disponibilização de modems digitais para os docentes, dentre outras providências.


O experimento do professor Aldemir foi aplicado com 250 alunos do 1º período dos cursos de Engenharia, Ciência da Computação e Sistema de Informação da Fundação Centro de Análise e Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), para quem ministra aulas da disciplina de Introdução ao Cálculo.


Esse formulário é um aplicativo online do Google que o professor pode utilizar como método de avaliação e serve também para mensurar a quantidade de erros e acertos em questões relacionadas aos conteúdos considerados de maior dificuldade para os discentes.


No experimento, professor Aldemir elaborou 10 questões no formulário do Google relacionadas aos conteúdos considerados com maior dificuldade pelos alunos, tendo as respostas e correção em tempo real, otimizando a devolutiva das questões para os discentes e conhecendo a situação do aluno em relação aos conteúdos.


“Elaborei as questões e apliquei com os alunos para identificar as reais dificuldades deles, os estudantes respondem e sabem as respostas das questões na mesma hora e ficamos sabendo das estatísticas em tempo real e assim conhecemos a situação deles e acompanhamos o progresso deles”, explicou o professor.


Ainda segundo o professor, os alunos apresentavam dificuldades em alguns conteúdos e o uso dessa metodologia foi um meio de tornar o estudo da Matemática mais atrativo, além de promover resultados bons e promissores para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.


“Esse formulário do Google tem contribuído com o aprendizado dos alunos e é uma ferramenta interessante que coloca nas mãos do professor um instrumento contemporâneo para mensurar o nível cognitivo dos alunos através desse formulário online. Essa experiência torna-se eficiente quando o professor recorre aos dados estatísticos da ferramenta, tendo também maior facilidade para acompanhar a situação dos alunos”, explicou o professor.  

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