25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
28/08/2015

Reaparece pela primeira vez, em 30 anos, um dos animais mais raros do planeta

Foto: Reprodução / Internet

Allonautilus scrobiculatus não aguentam o calor, por isso durante o dia vivem em grandes profundidades

Um ex-animal marinho, apelidado de “fóssil vivo”, foi descoberto pelo biólogo Peter Ward, da Universidade de Washington, que observou pela primeira vez no sul do Pacífico nos 80 Três décadas depois, o cientista viajou para os recifes Papua-Nova Guiné, a fim de se reunir com um dos animais mais raros do mundo.


Este é o scrobiculatus allonautilus, uma espécie de molusco cefalópode, espécie que está a cerca de 500 milhões de anos nadando nas profundezas do oceano. O scrobiculatus allonautilus é caracterizada por suas ‘escaras’ e seu umbigo, que ocupa 20 por cento do diâmetro do reservatório. Um acessório distintivo este molusco é um peludo grossa capa e pegajoso em sua concha.


Allonautilus scrobiculatus não agüenta o calor, por isso durante o dia eles vivem em grandes profundidades, onde a água é muito fria. Para atingir estes moluscos, os pesquisadores da equipe de Ward esperaram anoitecer e usar isca de peixe e frango entre 100 e 400 metros abaixo da superfície do mar. É assim que o scrobiculatus allonautilus apareceu após uma ausência de 30 anos.


“Antes disso, apenas dois seres humanos tinham visto o scrobiculatus allonautilus. O meu colega Bruce Saunders e Bryn Mawr College. Quando vimos pela primeira vez ficamos surpresos, Ward disse em seu artigo publicado no ‘National Geographic’. 

 

Fonte: Meio Ambiente Rio

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.