25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
22/08/2016

Rede municipal de educação realiza ações em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência

Foto: Divulgação / Semed

Ao todo, a rede municipal atende 3.953 alunos com deficiência, e até a próxima sexta-feira, dia 26, vai promover ações sobre a temática.

Um clamor em favor da inclusão. Com esse objetivo, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, na manhã desta segunda-feira, dia 22, a uma série de atividades em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência,comemorada de 21 a 28 de agosto.

 

Ao todo, a rede municipal atende 3.953 alunos com deficiência,e até a próxima sexta-feira, dia 26, vai promover ações sobre a temática.

 

Segunda a chefe da Gerência de Educação Especial da Semed,Reni Formiga, a Secretaria celebra a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência desde 1993. O intuito, segundo ela, é chamar a atenção da sociedade para a importância de abraçar essas pessoas e promover a elas a possibilidade de se sentirem inseridas.

 

- Queremos mostrar para a sociedade a capacidade deles, a competência e principalmente acabar com o preconceito.

 

As ações da Semana foram iniciadas com uma missa na Igreja Nossa Senhora das Mercês, no conjunto Eldorado. Pais, alunos e professores celebraram a vida com cânticos e louvores a Deus.

 

A dona de casa Fabiana Nascimento é mãe de Isaac Victor, 12, que é autista. Ela afirma que a atividade é uma ação de reconhecimento e respeito às pessoas deficientes.

 

 

Como mãe eu me sinto privilegiada, porque meu filho é respeitado, e isso é importante, afinal eles são cidadãos.

 

A Subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, participou da abertura da Semana e reforçou o papel da Semed de desenvolver ações que busquem inserir essas pessoas na sociedade por meio da educação.

 

- O nosso foco é mostrar para sociedade a necessidade da gente não excluir, que todas as pessoas têm direito de ir e vir.

 

Nesta terça-feira, dia 23, haverá um Seminário de Educação Especial no auditório da Semed, onde vai ser abordada a temática do transtorno do espectro autista (TEA).

 

Na quarta-feira, dia 24, vão ser realizadas atividades nas escolas da rede municipal de ensino, chamando a atenção da comunidade sobre os direitos da pessoa com deficiência.

 

Para finalizar, na quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, vai ser a vez do Workshop no Manaus Plaza Shopping, onde os alunos vão apresentar as atividades desenvolvidas na escola, como dança, artesanato e jogos adaptados.

A ação é a mais aguardada pelos estudantes, uma vez que eles se sentem felizes com a plateia lhes prestigiando. 

 

As ações da Semana foram iniciadas com uma missa na Igreja

Nossa Senhora das Mercês, no conjunto Eldorado (Foto: Semed)

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.