25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
26/09/2016

Reforçando o ensino da matemática em sala de aula, SEDUC promove formação de professores

Foto: Eduardo Cavalcante / Asscom Seduc

A ação foi coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Matemática da SEDUC e contou com a participação de 80 professores

Enfatizando as diversas aplicações do raciocínio lógico em sala de aula, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) realizou nesta segunda-feira (26), um encontro com professores da disciplina de matemática que atuam no Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Ensino Médio nas escolas estaduais de Manaus. A ação foi coordenada pelo Grupo de Trabalho (GT) de Matemática da SEDUC e contou com a participação de 80 professores.

 

A ação teve como principais objetivos possibilitar aos professores uma compreensão dos métodos de raciocínio lógico, principalmente na forma e não no conteúdo dos argumentos; aumentar a capacidade de análise crítica dos argumentos mentais utilizados na organização das ideias e dos processos criativos; tornar mais capaz na racionalização e organização de suas ideias; além de estudar como as pessoas devem raciocinar.

 

Criado em 2013, o GT de Matemática, segundo o coordenador Nilo Sena, busca trabalhar com os educadores da capital e do interior, formas de melhorar o ensino e aprendizagem em escolas com baixo desempenho em matemática. A ação desta segunda-feira teve a proposta de reforçar as práticas pedagógicas da disciplina de matemática.

 

“Com o tema ‘lógica matemática’, essa ação busca mostrar aos professores algumas das diversas formas de aplicabilidade da lógica em sala de aula, visto que é um assunto bastante exigido nas provas de vestibular e também em concursos públicos. Propondo essa reflexão sobre o uso da lógica, esperamos que nossos professores possam se inteirar mais do conteúdo e ampliar suas opções de metodologia para abordar o tema nas escolas”, afirmou o professor Nilo Sena.

 

Para o professor de matemática da Escola Estadual Sólon de Lucena, Arthur Silva Lopes, a formação é de grande importância para reforçar o trabalho que já vem sendo desenvolvido com os estudantes. “Essa ação é muito importante na construção de argumentos lógicos tanto na disciplina de matemática quanto nas outras áreas afins, uma vez que estimula os professores e alunos a organizarem o raciocínio e chegarem à solução referente a um determinado problema. Ações como essa tornam mais prática o trabalho em sala de aula”, informou o professor.

 

 

Metodologias matemáticas

 

Também como parte das ações do GT de Matemática, que atualmente é composto por nove integrantes, a SEDUC promoveu, na última sexta-feira (23), uma atividade de formação acerca das metodologias voltadas para o ensino da disciplina no ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano) e ensino médio. A atividade foi transmitida via Centro de Mídias de Educação.

 

A formação esteve direcionada aos conceitos de área, perímetro, volume e trigonometria, assuntos que têm apresentado baixo desempenho no Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam).

 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Asscom Seduc

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.