28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
30/05/2017

Sem grandes títulos e decepção na China: os últimos trabalhos de Luxemburgo

Foto: Marcos Riboll i / GloboEsporte.com

Técnico, que já foi considerado melhor do País e dirigiu Real Madrid-ESP e Seleção Brasileira, chega ao Leão para resgatar boa fase

Vanderlei Luxemburgo chega ao Sport com uma missão pessoal. Um dos mais vitoriosos treinadores do país nas duas décadas passadas, vive momento de baixa na carreira.

 

Vê o Leão como uma oportunidade de se reerguer e mostrar que pode, sim, ser aquele comandante considerado por muitos como o melhor.

 

Veja também

Tiger Woods é detido nos Estados Unidos por dirigir sob influência de álcool


Mas como ele chegou a esse ponto? Veja, abaixo, como foram os últimos trabalhos de Luxemburgo - a partir do Flamengo, em 2011, no qual conquistou o título mais recente da carreira.


Flamengo


Foi no Flamengo, em 2011, que Luxemburgo conquistou o último título, o Carioca desse ano. Ele chegou ao clube no ano anterior, em outubro de 2010, e foi demitido em fevereiro de 2012. Ao todo, foram 486 dias à frente do Fla.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Neste período, comandou o time em 84 partidas. Foram 41 vitórias, 29 empates e 14 derrotas. Aproveitamento de cerca de 60%.


O fim da história, no entanto, não foi feliz. O técnico convocou uma coletiva após a demissão afirmou que sofreu, no Flamengo, um processo de fritura, e distribuiu críticas. Aos jogadores, à época liderados pelo meia Ronaldinho Gaúcho, e à presidente do clube, Patrícia Amorim.


Grêmio


Vinte dias depois de ser demitido do Flamengo, Luxemburgo acertou com o Grêmio. No Tricolor Gaúcho, não ganhou títulos. Nem chegou à final do Campeonato Gaúcho daquela temporada - a decisão foi entre o Caxias, campeão do primeiro turno, e o Internacional, que acabou com o título.


No Brasileiro, porém, o panorama mudou. O Grêmio fez campanha consistente e terminou na terceira posição, com 71 pontos em 38 jogos.


Foi o único feito dele à frente do clube. Além disso, Luxemburgou foi desclassificado antes da decisão de dois Campeonatos Gaúchos, caiu na semifinal da Copa do Brasil e nas quartas da Sul-Americana. O aproveitamento do treinador foi de 64,8%, com 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas em 91 jogos. Por isso, foi demitido em junho de 2013.


Fluminense


A passagem no Flu talvez marque, definitivamente, o início da queda de Luxemburo. Porque, apesar de não ter conseguido títulos no Grêmio, o técnico o levou à Libertadores. E, no Fla, ganhou o Estadual. Nas duas equipes, teve tempo para trabalhar. Passou mais de um ano em ambas.

 


Vanderlei Luxemburgo talvez tenha feito a pior passagem, no Brasil, nos últimos

anos, no Fluminense (Foto: Nelson Perez / Flickr Fluminense) 


No Fluminense, não. Luxa assumiu o clube cerca de um mês depois da demissão do Grêmio. No final de julho de 2013. Pesou contra ele o desempenho fraco na Série A.


Em 26 jogos no comando do time tricolor, foram sete vitórias, nove empates e dez derrotas, com 38,46% de aproveitamento. Dos últimos 27 pontos disputados, o Fluminense só conquistou três, números que levaram o time para o Z-4.

 

Essa foi a edição do Brasileiro que teve a polêmica do meia Heverton, da Portuguesa, que jogou de forma irregular e fez a Lusa perder pontos.


Flamengo

 

Foi a quarta passagem do treinador pelo clube de coração. Ao contrário das duas últimas trocas, desta vez Luxemburgo ficou mais tempo desempregado. Foram cerca de oito meses sem trabalhar. Até que, em julho de 2014, o Flamengo decidiu apostar nele.

 


Vanderlei Luxemburgo, pelo Flamengo, enfrentou o Sport
na Arena de

Pernambuco (Foto: Cezar Loureiro / Ag. O Globo)


Foram mais de 300 dias no comando técnico do Flamengo. O técnico foi demitido em maio de 2015. Nesta passagem, foram 59 jogos: 34 vitórias, 14 derrotas e 11 empates.


No Carioca, o Flamengo teve duas decepções. Na Taça Guanabara, perdeu para o lanterna Nova Iguaçu e deixou escapar o trófeu. Na semifinal, foi eliminado pelo Vasco sem marcar um gol sequer.


Na Série A, duas derrotas (para São Paulo e Avaí) e um empate (em casa, contra o Sport).


Cruzeiro


Mais um recomeço na carreira. Uma semana depois de sair do Flamengo, o técnico voltou ao clube onde era ídolo - o Cruzeiro, com quem ganhou a tríplice coroa em 2003 (Brasileiro, Copa do Brasil e Mineiro).


A passagem de 2015, no entanto, não teve - nem de longe - o mesmo brilho. Foram 19 jogos – incluindo Brasileiro e Copa do Brasil – com dez derrotas, três empates e seis vitórias. A defesa cruzeirense levou 21 gols, enquanto o ataque marcou 16. Aproveitamento de 36,8%.


Apenas para efeito de comparação: na primeira passagem, em 2002/2004, o treinador conseguiu um aproveitamento de 70,4%. Foram 107 jogos, 68 vitórias, 22 empates e 17 derrotas. Só durou cerca de três meses no cargo.


Tianjin Quajian


Após não dar certo no Cruzeiro, Luxemburgo acertou com o futebol chinês. Em março de 2016, estreou no Tianjin Quanjian, da China League One - a segunda divisão local.


A aventura começou dando certo. Com dinheiro no cofre, o técnico levou nomes consagrados do futebol brasileiro para lá: o meia Jadson, do Corinthians, o atacante Luis Fabiano, que deixou o São Paulo, e Geuvânio, ex-Santos.


Nos primeiros cinco jogos, foram quatro vitórias e um empate. À época, o time era líder da competição. A partir daí, porém, a equipe desandou.

 


Vanderlei Luxemburgo começou bem no Tianjin Quanjian, mas depois a coisa

desandou (Foto: Danilo Sardinha / GloboEsporte.com)


Nos sete jogos seguintes, um empate e quatro derrotas. Luxemburgo não resistiu aos maus resultados e foi demitido após um revés para o Dalian Yifang, por 2 a 1.


Luxemburgo deixou o time na oitava posição. Quem o substituiu foi o ex-zagueiro Fabio Cannavaro, campeão mundial e bola de ouro em 2006. O italiano conseguiu recuperar o time, foi campeão e levou o Tianjin à primeira divisão.

 

Está lá até hoje e comanda Geuvânio e Alexandre Pato (Jadson e Luis Fabiano voltaram ao Brasil).


Não foi só isso. Após voltar ao Brasil, o técnico disparou críticas contra o futebol chinês - e acusou, até mesmo, de armação de resultados.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.